Administração - Segunda-feira, 10 de Julho de 2023

Prefeitura de Guaíra inaugura Centro de Controle Operacional da GCM

O Centro de Controle Operacional conta com moderna sala de videomonitoramento com imagens em tempo real geradas pelos 25 totens de segurança espalhados por todas as regiões da cidade

Esta segunda-feira, 10, ficará marcada na história de Guaíra com a inauguração do Centro de Controle Operacional da Guarda Civil Municipal, um avanço tecnológico que coloca o município em novo patamar de investimentos na segurança pública.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Junão; da primeira-dama Marta Barbar da Silva; vice-prefeito José Carlos Soares; vereadores Chiquinho Sousa, Renan Lopes, José Neto Pugliesi e Rafael Talarico; o comandante da Guarda Civil, Reginaldo Isaías; o diretor municipal de Justica, Dr. Beto Omoto; Delegado da Polícia Civil, Dr. Evandro Nacle; Tenente Ricobelo, da Polícia Militar e representando o Poder Judiciário da 1ª Vara de Guaíra, Mousart Borges Silva.

Autoridades da região também prestigiaram a inauguração. O comandante da Guarda Civil de Bebedouro, Lorival Padovan, o coordenador da Defesa Civil de Bebedouro, Luiz Antônio Luciano; Comandante da GCM de Santa Fé do Sul, Flavio Soares e Subcomandante Márcio dos Santos; diretor de trânsito de Santa Fé do Sul, José Diego dos Santos; diretor da empresa Helper, Edson Endo; Coronel Padulla; entre outras autoridades, secretários do governo municipal e convidados.

O Comandante da Guarda Civil Reginaldo Isaias fez uso da palavra e destacou os investimentos que a atual gestão realizou na segurança pública municipal, com conquista de três viaturas junto ao Governo do Estado, aquisição de uma por meio de recursos próprios; a reforma da sede e a implantação do Centro de Controle Operacional que conta com uma central de videomonitoramento, com imagens em tempo real fornecidas pelos 25 totens de segurança espalhados por todas as regiões da cidade.

O prefeito Junão destacou que a inauguração é um momento histórico para Guaíra, uma vez que desde 2008, a população convive com promessas políticas de instalações de câmeras de segurança pela cidade, mas foi na atual administração que realmente o projeto tornou-se realidade e bem antes de ser inaugurado já trouxe resultados positivos no combate à criminalidade.  “Este é um momento histórico para Guaíra, para a segurança da nossa comunidade. Estamos inaugurando este Centro de Controle Operacional que faz o monitoramento da segurança através dos totens espalhados por pontos estratégicos em nossa cidade. E que já está atuando eficientemente, inclusive com flagrante de tráfico de drogas, entre outros delitos. É a certeza de mais segurança e tranquilidade para nossa população”, destacou o prefeito.

Os totens possuem uma câmera com alcance de 360° e cinco câmeras unidirecionais, todas de altíssima definição, o que possibilita a identificação precisa de detalhes de pessoas ou placas de veículos. O equipamento conta ainda com um botão de emergência, que permite ao cidadão em situações de perigo acionar diretamente a sede da Guarda Civil, onde está instalado o CCO.

“Estamos buscando o melhor para nossa Guaíra e para isso temos nos atualizado com o que há de inovador e tecnológico, garantindo assim que nossa cidade cresça no rumo da prosperidade e desenvolvimento.Quando conheci este sistema, com a viagem que fiz juntamente com os vereadores Renan Lopes e José Neto Pugliesi (que fizeram a indicação para Guaíra), logo percebi que nosso município precisava deste investimento na segurança, pois assim nossa Guarda Civil conseguiria ter ‘olhos’ e ‘ouvidos’ pelos quatro cantos, inibindo a ação de criminosos e auxiliando os guairenses”, comentou Junão.

Após o pronunciamento do prefeito Junão, as autoridades presentes foram convidadas a descerrar a placa de inauguração e, logo em seguida, uma visita à sede da Guarda Civil e o Centro de Controle Operacional, onde puderam conhecer a estrutura tecnológica que já está à serviço da segurança pública da cidade.

INVESTIMENTOS EM SEGURANÇA PÚBLICA

Durante seu pronunciamento, o prefeito Junão destacou os vários investimentos que a sua gestão tem realizado na segurança pública, em especial a valorização da Guarda Civil Municipal que nos próximos meses contará com mais 10 novos integrantes, sendo quatro mulheres; uma novidade na administração municipal.

Na atual gestão, a Guarda Civil recebeu quatro novas viaturas para o patrulhamento no perímetro urbano e na zona rural e já está em fase de licitação, a compra de armamento e munições para a GCM, indicação esta que partiu do vereador Chiquinho Sousa.

A prefeitura também se prepara para atender uma indicação do vereador Rafael Talarico, que é equipar os totens de segurança com o sistema DETECTA, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, para integrar as informações e contribuir com o serviço das polícias Militar, Civil e da própria Guarda Civil Municipal.

“E continuamos nesta busca pelo melhor, pois é isso que nossa população merece. Espero que possamos manter esta união de pensamentos e atitudes, pois juntos somos mais fortes e podemos fazer a diferença na vida das pessoas, oferecendo a elas segurança, tranquilidade e principalmente qualidade de vida para suas famílias”, finalizou Junão.