Administração - Terça-feira, 27 de Junho de 2023

Administração Municipal busca recursos para resolver problemas históricos no saneamento de Guaíra

Solicitações na Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental incluem troca da rede amianto, aumento na bitola da tubulação de esgoto do Vivendas e mais um reservatório de água. Demandas somam recursos da ordem de R$ 20 milhões

No dia 22 de junho, os Chefes dos Departamentos de Obras da Prefeitura de Guaíra, Paulo Brink, e do Deagua (Departamento de Água e Esgoto de Guaíra), Lucas Eleodoro, estiveram em Brasília, na Secretaria Nacional de Saneamento Rural e Pequenos Municípios, órgão do Ministério das Cidades, com o responsável pelo setor, Getúlio Ezequiel da Costa Peixoto Filho. A viagem teve como objetivo apresentar demandas essenciais do município no que diz respeito ao saneamento básico.

Um dos projetos apresentados pelos engenheiros da Administração Pública de Guaíra foi voltado para a solução do problema na tubulação de esgoto que passa pelo bairro Vivendas. Em dias de chuvas fortes, essa tubulação sofre com o refluxo dos detritos, causando transtornos aos moradores.

Essa rede é responsável por transportar todo o esgoto da parte baixa da cidade, da rua 26 para baixo, e já possui mais de 50 anos de uso. Ou seja, com o crescimento da cidade, a rede não comporta mais a carga de dejetos que atualmente recebe, o que torna esse problema uma questão de décadas.

Além disso, foi apresentado um projeto para a construção de um novo reservatório de água nas imediações do Acesso 3, Avenida João Jorge Garcia Leal, uma obra que pretende guarnecer com água potável os imóveis residenciais, comerciais e industriais já existentes, e antecipar uma demanda futura com crescimento e ocupação daquela região da cidade.

Outra obra, muito necessária, porém pouco mencionada nos meios políticos, por se tratar de benfeitoria sob o solo, com pouco apelo visual, é a substituição de quilômetros de tubulação de água, hoje em canos de amianto, que atende o centro da cidade e os bairros mais antigos, como Vila Aparecida, Miguel Fabiano, Bom Jesus e Jardim Alegria.

Essa rede está sujeita a rompimentos frequentes, devido à fragilidade do material, que já está desgastado pelas décadas de uso. Estes rompimentos causam falta de água, muitas vezes na cidade inteira. Um transtorno que vem de décadas, prejudica a população, no entanto, nos anos que passaram nenhum projeto tangível para esta substituição, foi sequer proposto.

Todos os projetos apresentados somam uma demanda de recursos no valor de R$ 20 milhões. E, de acordo com o Diretor de Obras, Paulo Brink, a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental recebeu bem os pedidos de Guaíra e já solicitou mais documentos para dar andamento às solicitações de recursos junto ao Governo Federal.

“Essas medidas são de extrema importância para garantir a qualidade de vida dos moradores de Guaíra e solucionar problemas históricos relacionados ao saneamento básico. São obras embaixo da terra, que não aparecem, não dá para se fazer campanha política. Porém, nossa Administração está pensando no bem-estar da população, água e esgoto tratados são essenciais para o dia a dia, impactam na saúde, em conforto para os guairenses que, além de tudo, atraem mais investimentos para cidade. Essa é a nossa política, estamos resolvendo problemas históricos do município e projetando o futuro com crescimento, com melhoria de vida. Um governo positivo, com obras que realmente beneficiam o povo. A minha expectativa é de que a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental dê a devida atenção aos pedidos que visam proporcionar uma cidade mais saudável e com qualidade de vida para todos”, avaliou o Prefeito Junão.

“Fica evidente que a Administração Pública do município está empenhada em buscar soluções”, acrescentou o Chefe de Obras, Paulo Brink.