Administração - Segunda-feira, 12 de Junho de 2023

Nova reforma administrativa abrirá vagas de pediatras, veterinário, entre outros profissionais ao quadro de efetivos da prefeitura

A prefeitura de Guaíra aguarda a aprovação da Câmara Municipal de Guaíra, na sessão de terça-feira, 13 de junho, da nova reforma administrativa através do projeto de Lei nº 30/2023, com o objetivo de criar importantes cargos efetivos no quadro da Prefeitura Municipal, já que existe um déficit de servidores em várias áreas.
Entre eles, estão: três médicos pediatras; um médico veterinário; um engenheiro civil; um controlador interno; um auxiliar de laboratório; três agentes técnicos administrativos; três agentes de controle interno. Com isso, a administração atenderá às exigências do Tribunal de Contas.
Cabe destacar que os cargos efetivos criados serão preenchidos com o concurso vigente, e haverá a necessidade de realização de um novo concurso no ano de 2023.
O projeto também reorganiza cargos comissionados e funções gratificadas da Prefeitura, objetivando dotar a máquina pública de mais eficiência e organização.
“Estamos trabalhando com determinação, sempre primando pela legalidade e moralidade, para oferecer os serviços públicos com excelência. E para isso, estamos reestruturando o quadro da prefeitura, com mudanças que serão essenciais para o atendimento ao cidadão, como a criação de mais três cargos de pediatras, médicos tão essenciais para atenderem nas Unidades de Saúde da Família do nosso município”, destaca o prefeito Junão.

Reestruturação
Algumas mudanças serão realizadas para transformar funções gratificadas em servidores efetivos provenientes de concursos públicos, como: Diretor de Controle Interno e Controlador Interno passa a ser de proveniente efetivo e não mais de cargo de confianças.
O Departamento de Compras está sendo readequado para a adaptação à vigente Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei Federal nº 14.133/2020), com a criação de um FG2 para pregoeiro, totalizando 03 pregoeiros.
Em virtude do crescimento da cidade, e sendo uma situação de saúde publica, será criada a Zeladoria Municipal, que será responsável pela limpeza publica, conservação de praças, parques e jardins, pelo cemitério municipal, pela conservação de ruas, avenidas e próprios públicos.
Fica extinta a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente  que será substituída pela Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente.
Para a Diretoria de Educação serão remanejados os departamentos de cultura, esporte e lazer, sendo criada, a Diretoria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, a fim de captar recursos tanto na esfera federal quanto na esfera estadual e para proporcionar eventos de qualidade para a população sem onerar os cofres públicos. Destaque para o turismo como um departamento importante para atrair turistas movimentando a economia e geração de empregos na cidade tanto direto como indiretamente, dando sequência ao Projeto MIT (Município de Interesse Turístico).
A prefeitura esclarece que estas mudanças de cargos em comissão e função gratificada correspondem a alterações de organograma que visam maior eficácia na gestão da máquina pública, sendo seu impacto financeiro irrisório, já que as funções e cargos substituem outros já existentes.