Desenvolvimento Econômico - Quinta-feira, 20 de Abril de 2023

Prefeitura e SEBRAE dão primeiros passos para implementar o Empreendedorismo nas Escolas

Na quinta-feira, 20, o SEBRAE realizou uma reunião com o Prefeito Junão, para tratar do programa Empreendedorismo nas Escolas, que tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora entre crianças e jovens. Durante o encontro, Junão destacou a importância do SEBRAE para a cidade e reforçou o compromisso do município com as ações desenvolvidas.

Deste encontro participaram o vice-prefeito, José Carlos Soares; o Diretor do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Tarcísio Rodrigues; a Diretora Educação, Maria Angélica Rebello; o vereador e líder do Governo na Câmara, Denir Ferreira e os representantes do SEBRAE: Rafael Matos do Carmo - Gerente do Escritório Regional; Margareth Kovaguti - Gestora de Políticas Públicas – e Ariadini H. Zanin- Gestora SEBRAE do Município de Guaíra

No programa SEBRAE será responsável por capacitar os professores e fornecer o material didático para a disciplina de Educação Empreendedora, que é incluída na grade escolar da cidade como contrapartida da Prefeitura.

Entre os programas oferecidos pelo SEBRAE, o destaque fica para o Programa Jovens Empreendedores Primeiro Passos (JEPP), que incentiva a criatividade, o pensamento crítico e a iniciativa futura dos alunos de 7 a 14 anos do nível fundamental de ensino.

Os professores participam da capacitação promovida pelo SEBRAE para que possam replicar o conhecimento a seus alunos, utilizando recursos lúdicos para envolver e fixar os conceitos ensinados. O programa tem como objetivo estimular comportamentos empreendedores entre as crianças e jovens, incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil.

Com essa iniciativa, a cidade busca mudar a realidade de muitos jovens, que muitas vezes não têm perspectivas de futuro após concluírem o ensino fundamental. A Educação Empreendedora possibilita novas oportunidades de inserção no mercado de trabalho ou até mesmo a criação do próprio negócio.

Em resumo, o programa Empreendedorismo nas Escolas, desenvolvido pelo SEBRAE em parceria com a Prefeitura da cidade, tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios entre crianças e jovens do nível fundamental, estimulando a criatividade e o pensamento crítico, para que possam ser protagonistas de sua própria história.

“A capacitação empreendedora é uma ferramenta poderosa para ajudar as nossas crianças e adolescentes a desenvolverem todo o seu potencial, conquistarem seus objetivos e serem bem-sucedidos em suas vidas. Esses jovens desenvolvem a capacidade de inovar, identificar oportunidades de negócios, resolver problemas, liderar equipes, tomar decisões, entre outras” comentou o Prefeito Junão.