Administração - Quinta-feira, 28 de Março de 2024

No mês da mulher, Prefeitura anuncia protocolo de articulação entre CREAS e GCM em atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica

Mais uma ação voltada totalmente para a segurança das mulheres de nossa cidade. Neste mês totalmente dedicado a elas, a prefeitura de Guaíra inova e dá mais um passo no combate à violência contra a mulher.

Apesar dos alertas e das campanhas de conscientização, ainda são muitas ocorrências contra a figura feminina. Dessa maneira, uma ação, mobilizada pelo CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) e Prefeitura, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Diretoria de Justiça e Guarda Civil Municipal, acaba de criar o Protocolo de Articulação Intersetorial entre CREAS e GCM. O prefeito Junão assinou o convênio com a Casa da Mulher de Barretos nesta semana, assim também como o protocolo de articulação.

O objetivo é compartilhar as informações entre os dois setores, para o atendimento aos casos de violência doméstica contra mulher no município. Neste trabalho em conjunto, a GCM terá melhor orientação no momento do atendimento à vítima fazendo o encaminhando ao CREAS, que já está preparado para estas situações. Mediante a aprovação da vítima, ela terá um acompanhamento especializado, tendo todo o amparo através dos serviços, benefícios e programas aos quais possua perfil. Em caso de situação de grave ameaça a vida da usuária, poderão ser acionados outros serviços para suporte no atendimento as demandas, inclusive encaminhamento a serviço de abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica.

“Assinamos o convênio com a Casa de Mulher de Barretos, para oferecer este amparo à vítima, através do atendimento do protocolo entre GCM e CREAS”, explica a primeira-dama Marta Barbar, presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher.

Em todos os casos, a equipe técnica, por meio do acompanhamento especializado, irá propor e construir junto à usuária formas de superação da situação de violência vivenciada pela vítima.