.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h

Administração - Sexta-feira, 15 de Março de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Inauguração da ampliação da USF José Adalberto Lellis Garcia recebe presença dos familiares do homenageado

A prefeitura de Guaíra, através da Diretoria Municipal de Saúde, realizou a cerimônia de inauguração da ampliação da USF José Adalberto


Inauguração da ampliação da USF José Adalberto Lellis Garcia recebe presença dos familiares do homenageado

 

 

 

A prefeitura de Guaíra, através da Diretoria Municipal de Saúde, realizou a cerimônia de inauguração da ampliação da USF José Adalberto Lellis Garcia, na manhã desta sexta-feira (15), com a presença dos familiares do homenageado que leva seu nome ao prédio, autoridades, servidores públicos e pacientes da unidade. 

Estiveram presentes: o prefeito Junão e a primeira-dama Marta Barbar; o presidente da Câmara, Renan Lopes e os vereadores Anderson Lima e José Pugliesi Neto; o diretor de saúde, Cervantes Garcia e demais diretores e chefes de unidades de saúde; e os familiares de José Adalberto Lellis Garcia, a filha Ana Laura, o genro Luiz Carlos, os primeiros Farid, Elias e Vanilda e os sobrinhos Farid Filho e Camilo. 

Cervantes destacou mais este importante passo dado na saúde pública do município, que agora conta com esta ampliação para melhorar o atendimento ao público. “Depois de quase cinco anos parada, a obra de ampliação da Unidade de Saúde da Família José Adalberto Lellis Garcia foi retomada e finalizada por nossa administração, sendo um marco importante para a nossa saúde pública, já que o PSF do Tonico Garcia precisava deste espaço, pois atende a maior área do município atualmente, de quase 13 mil pessoas. Aqui temos salas para atendimento de Pediatria e Odontologia, salas de desinfecção e esterilização, salas de reuniões, de atendimento em grupo, de vacina e para a equipe Multi, com psicólogo, nutricionista e assistente social”, afirma.

A ampliação da Unidade vem para dar mais qualidade e facilidade no acesso aos serviços de saúde oferecidos à população. Com os novos espaços, a unidade poderá oferecer um atendimento mais completo e especializado, atendendo às demandas das famílias da região.
O prefeito aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os seus diretores, chefes de setores, servidores e todas as equipes das USFs que tanto têm trabalhado em prol dos cidadãos; destacou o trabalho que as mulheres da administração têm feito para agilizar os serviços, com mais eficiência e também ressaltou os avanços da saúde pública, como a renovação da frota de veículos, credenciamento da UTI da Santa Casa, descentralização da entrega dos medicamentos, com a van do Farmácia Aqui e a conquista de uma nova Unidade Básica de Saúde, através do novo PAC, que será construída no bairro do Nova Guaíra. “Acabamos de conquistar junto ao governo federal, através do Novo PAC, a UBS Tipo 1, no valor de R$ 2 milhões. Essa unidade ficará na região do Nova Guaíra e Califórnia, para desafogar o PSF do Tonico Garcia”, completou.

 

JOSÉ ADALBERTO LELLIS GARCIA 

A família de José Adalberto Lellis Garcia se emocionou durante a inauguração, pela ampliação de um espaço de saúde pública poder abrigar a comunidade e ter mais eficiência no serviço público, perpetuando o nome de José Adalberto. 

 

Biografia: JOSÉ ADALBERTO LELLIS GARCIA - nasceu em Guaíra, mais precisamente na Fazenda das Antas no dia 15 de novembro de 1927. Filho de Enoch Garcia Leal e Ana Alves Léllis Leal. Aprendeu desde cedo a amar essa terra com ardor constante e entusiasmo latente. Seu pai, homem empreendedor e dinâmico foi o primeiro prefeito de Guaíra e como político muito trabalhou para o desenvolvimento do município. Sua mãe, mulher caridosa e de uma energia inesgotável, levou sempre uma vida dedicada às obras assistenciais. Sua alfabetização ocorreu aqui mesmo em sua terra natal, porém ainda muito jovem saiu de casa, para cursar o ginasial na cidade de Poços de Caldas. 

 

Mais tarde casou-se com a senhora Maria Batista Prata Pereira com quem teve uma filha chamada Ana Laura Garcia Junqueira. Em 1972 juntamente com o amigo Waldemar Chubaci compôs chapa pela ARENA, antigo partido político, visando às eleições daquele ano. O médico Dr. Chubaci foi eleito prefeito e ele vice-prefeito de Guaíra para a gestão compreendida no período entre 1973 e 1977. No final do mandato assumiu a prefeitura devido ao afastamento do prefeito por motivo de doença. 

 

Em 1975 foi convidado para dirigir a Casa de Cultura Prof. João Augusto de Melo, ocupando o cargo de diretor por quase dezoito anos. Durante esse período trabalhou exaustivamente, para promover a cultura em nossa cidade. Ele escreveu inúmeras crônicas e vários artigos nos quais procurava sempre retratar o cotidiano de sua terra. Contribuiu de uma maneira bastante eficaz, para aumentar o acervo da biblioteca municipal. Trouxe inúmeras peças teatrais com artistas de renome, promoveu também a apresentação de vários shows musicais e participou da formação do Coral de Guaíra. 

 

José Adalberto Léllis Garcia era um leitor inveterado e através da leitura, adquiriu um conhecimento invejável sobre uma infinidade de assuntos. Ponderado, analisava qualquer questão sobre vários pontos de vista. Sabia conversar tanto com o letrado, quanto com o inculto, e fazia isso com a naturalidade dos homens simples. Em ambas as circunstâncias, ele tirava lições e depois as repassava, sem qualquer petulância ou prepotência aos familiares, aos amigos, aos conhecidos. Sempre se encontrava aberto ao diálogo, sempre esteve pronto a oferecer a quem quer que fosse, um sorriso amigo e uma prosa agradável – Um homem simples, sensível, culto e, acima de tudo, apaixonado por sua terra e por sua gente. 

Faleceu no dia 1º de maio de 2005.

157 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Município de Guaíra - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.