Administração - Sexta-feira, 16 de Fevereiro de 2024

Abertas as inscrições para cadastro de castrações

Abertas as inscrições para cadastro de castrações

Estão abertas as inscrições para o cadastro de castrações gratuitas em Guaíra. A iniciativa é da Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Zoonoses e Bem Estar Animal, e tem como objetivo controlar a população de animais de rua e promover a saúde e o bem-estar dos animais.
Os interessados devem comparecer no Centro Municipal de Castrações de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h, para realizar o cadastro. O Centro de Castrações funciona no antigo prédio da pré-escola municipal Maria Helena Cardoso, em frente ao Balneário.

É necessário apresentar cópias dos documentos de identidade (RG), CPF e comprovante de residência.
Podem se inscrever no programa de castração gratuita da Prefeitura: animais de famílias que estejam cadastradas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal, com renda per capita de até meio salário mínimo; animais abandonados que são atendidos pelo Serviço de Zoonoses do Município; e entidades protetoras de animais.

As castrações estão previstas para começar no dia 13 de março.
A castração é uma cirurgia que impede a reprodução e o cio dos animais. Além disso, traz diversos benefícios para os bichinhos. Eles se tornam mais calmos, deixam de miar ou uivar excessivamente, os machos param de fugir em busca de fêmeas no cio, diminui a disputa por território e previne doenças do aparelho reprodutivo, o que pode aumentar o tempo de vida do animal.