Administração - Terça-feira, 28 de Novembro de 2023

Prefeitura sanciona lei autorizando a instalação de Parklets em Guaíra

Prefeitura sanciona lei autorizando a instalação de Parklets em Guaíra

Foi publicada na edição de ontem, dia 27 de novembro, do Diário Oficial Eletrônico do Município, uma lei que autoriza a instalação de parklets em Guaíra. A matéria define os procedimentos para instalação e manutenção das estruturas, podendo ser realizadas tanto pela Prefeitura quanto por pessoas físicas ou jurídicas. Um dos focos da normativa é voltado aos comerciantes do ramo de alimentação, entretenimento e turismo.
A legislação estabelece requisitos técnicos para os parklets, como tamanho e localização, além de obrigações dos mantenedores, como arcar com os custos financeiros e remover o equipamento de infraestrutura urbana, se necessário.

A implementação de projetos para instalação e a análise e aprovação pelos órgãos competentes da prefeitura também são previstos na lei.
“Estamos buscando propostas que inovem e contribuam com o desenvolvimento de nossa cidade. E os parklets poderão contribuir tanto com a aparência das nossas ruas quanto com os comerciantes guairenses, fomentando a nossa economia”, disse o prefeito Junão.

O que é parklet?
Um parklet é uma extensão temporária do passeio público (calçada), onde uma ou mais vagas de estacionamento são convertidas em espaço público para uso das pessoas. Normalmente, são construídos em frente a estabelecimentos comerciais, com o objetivo de criar uma área de convivência e lazer para pedestres.
 Os parklets podem ser utilizados de várias formas, como para descanso, leitura, alimentação, conversas, entre outras atividades. Geralmente, são equipados com bancos, mesas, plantas e outros elementos que proporcionam conforto e interação social aos usuários.