Administração - Terça-feira, 26 de Setembro de 2023

Prefeito apresenta a protetores projeto de Canil Municipal

Ontem, segunda-feira, dia 25, o prefeito Junão se reuniu em seu gabinete com uma equipe de cuidadores para tratar do Lar Transitório de animais e castrações

Prefeito apresenta a protetores projeto de Canil Municipal

Ontem, segunda-feira, dia 25, o prefeito Junão se reuniu em seu gabinete com uma equipe de cuidadores de animais composta por Helena, Laís, Nubia, Jaqueline, Andrea, Selma Nunes, Jackson Pereira, Ângela, Valéria, Rosiane Lagassi (Lions), Cida e Rosane, acompanhados do vereador, Renan Lelis Lopes e da chefe do Setor de Zoonoses e Bem Estar Animal, Marina Vicente Tristão.

Uma das pautas da reunião foi a apresentação do projeto de construção do Lar Transitório para os pets em situação de risco e abandono, planta que já está pronta e com o processo licitatório em andamento.

Outra pauta foram as vagas para castração de animais. Que no caso já tem uma empresa já licitada e em outubro deve dar início a um mutirão de castrações.

Mais esterilizações de pets foram solicitadas pelos cuidadores, e receberam a informação do prefeito sobre o mutirão e, também, que foi aumentado o número de procedimentos para 150 cirurgias por mês até dezembro e mais no ano que vem.

O principal objetivo da Prefeitura com a construção desse lar é garantir a segurança e a saúde dos cães e gatos que são recolhidos das ruas, muitas vezes vítimas de maus-tratos.
 A existência de animais abandonados nas ruas é uma realidade preocupante. Eles ficam expostos a diversas situações de perigo, como acidentes de trânsito, maus-tratos por parte de alguns indivíduos.

A construção do abrigo surge como uma importante medida para enfrentar essa problemática.
O projeto de construção deste lar foi elaborado levando em consideração as melhores práticas de bem-estar animal e contará com uma infraestrutura moderna e adequada para receber esses animais em situação de vulnerabilidade.

Inicialmente a ideia era construir 8 recintos para e agora a planta baixa prevê a construção de 40 baias, o mais adequado para atender a demanda do município.
Além disso, o canil contará com uma equipe de profissionais capacitados para realizar os cuidados necessários e encaminhamento para adoção responsável. A ideia é promover o resgate dos animais, proporcionando-lhes uma segunda chance de encontrar um lar amoroso e responsável.

“Com a implantação do Canil Municipal, a Prefeitura estará consolidando uma preocupação com o cuidado e a proteção dos animais, assim como com a saúde e o bem-estar da população” ressaltou do Prefeito Junão.

No entanto, a construção do canil é apenas o primeiro passo. É fundamental que a população também faça sua parte, se conscientizando da posse responsável e todos os cuidados que os bichinhos demandam.