Administração - Sexta-feira, 15 de Setembro de 2023

Guaíra em destaque na região: prefeitura recebe certificado de Prefeito Inovador 2023

Nesse dia 14 de setembro, Guaíra foi destaque no evento Fórum Cidades Digitais e Inteligentes 2023 em Ribeirão Preto

Nesse dia 14 de setembro, Guaíra foi destaque no evento Fórum Cidades Digitais e Inteligentes 2023, organizado pela Prefeitura de Ribeirão Preto e a Rede Cidade Digital, devido à sua implantação de displays na rede municipal de ensino.

O prefeito Junão recebeu o certificado de Prefeito Inovador 2023 entre os nove chefes do Executivo escolhidos de toda a região.

O evento, que ocorreu no Onovolab, contou com a participação de 40 municípios e apresentou soluções tecnológicas para serviços públicos, com o propósito disseminar a tecnologia e a inovação nos serviços oferecidos à população, visando simplificar os procedimentos e facilitar as interações entre os cidadãos e a prefeitura.

Guaíra acompanhou as inovações na região e pôde-se considerar em destaque com relação a outros temas ali levantados, já que a cidade implantou os totens de monitoramento em segurança; o SAJ (Procuradoria Digital), está trazendo o PDTI (Plano Diretor da Tecnologia da Informação); o Aprova Digital (processo de aprovação de projetos no setor de Engenharia) e ao investimento de R$ 500 mil na expansão da rede de fibra óptica, com foco em disponibilizar mais pontos de wi-fi livre em espaços públicos.

DISPLAYS DIGITAIS

Em Guaíra, foram instalados 67 Displays Digitais, lousas digitais de 75 polegadas, em todas as salas de ensino fundamental, bem como em cada unidade de ensino infantil, pré-escola e creche. Esses equipamentos permitem que professores e alunos interajam de forma lúdica e atrativa com o conteúdo pedagógico. A maneira de usá-los é simples e similar às telas touch screen, aquelas sensíveis ao toque, que as crianças já estão familiarizadas nos celulares.

Os equipamentos funcionam com recursos tanto on-line quanto off-line e possuem uma série de ferramentas úteis no processo de ensino-aprendizagem. Eles fazem parte de um pacote de investimentos da gestão do Prefeito Junão, que neste ano soma mais de R$ 8 milhões, somente na pasta de Educação.

Essa iniciativa tem como objetivo melhorar a educação da rede municipal, que ainda capacitou os educadores no uso das lousas digitais, construiu mais salas para educação em tempo integral, recuperou os parquinhos de brinquedos, comprou livros e uniformes completos, com até tênis de qualidade. Além disso, está prevista a construção de mais uma creche – no valor de quatro milhões de reais – no intuito de atender a alta demanda e a ainda a busca para a aquisição de tecnologias até a carteira dos alunos. “É dessa forma que a nossa gestão está empenhada em investir na educação, fornecendo recursos e promovendo melhorias nas unidades escolares, visando proporcionar uma educação de qualidade aos estudantes. É assim que nós gestores temos que trabalhar, com inteligência, com a digitalização e responsabilidade. O mundo está evoluindo muito e os municípios não podem ficar para trás”, discursou o Prefeito Junão no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes.

PREFEITOS QUE RECEBERAM O TÍTULO

Em Batatais, o prefeito Luis Fernando Bernardi Gaspar Júnior, realizou a entrega de 120 notebooks para escolas. Em Guaíra, foi realizada a implantação de Displays Digitais para toda a rede municipal de educação. Já na cidade de Pitangueiras, o prefeito Marcos Aurelio Soriano promoveu a instalação de uma Central de Videomonitoramento. Em Ribeirão Preto, o prefeito Duarte Nogueira realizou a Instalação de Videomonitoramento. Em Sertãozinho, o Dr. Wilson Fernandes Pires Filho lançou o Projeto Comunicação Aumentativa Alternativa. Em Jardinópolis, o Dr. Paulo José Briglador realizou a entrega de tablets para os alunos das escolas municipais. Em Santa Rita do Passa Quatro, o prefeito Marcelo Simão disponibilizou Atendimento Digital no Departamento de Obras e Infraestrutura. Em São Joaquim da Barra, o prefeito Wagner Schmidt implantou a Iluminação Pública de LED no município. Em Taiúva, Leandro José Jesus Baptista realizou a Instalação de Câmeras de Segurança e Sistema de Monitoramento nas escolas do município.