Administração - Terça-feira, 05 de Setembro de 2023

Estação de Tratamento de Esgoto: compromisso assumido, dever cumprido

CETESB fez a visita técnica e avaliação final nesta semana; Guaíra volta a ter 100% do esgoto tratado com efeitos positivos para meio ambiente e saúde pública

Estação de Tratamento de Esgoto: compromisso assumido, dever cumprido

Um dos maiores desafios da administração pública de Guaíra no tocante ao saneamento básico, foi a conclusão da obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que ficou por anos paralisada e, após retomada, agora está concluída e passou a tratar 100% do esgoto doméstico.

Os agentes da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) de Barretos estiveram em Guaíra novamente, nesta semana, para a avaliação final, a fim de liberar a Licença de Operação Definitiva.  “Estamos acompanhando com amostragem a qualidade do efluente. A última amostragem já deu de acordo com a legislação, mais de 80% de eficiência, e estamos no processo de construção da LOD. Um processo um pouco longo, que se iniciou em 2011, com a apresentação de um projeto para concentrar todo o esgoto do município na ETE e tiveram alguns contratempos. Mas hoje ela já está operando com 100% da sua capacidade”, afirma a engenheira da CETESB, Letícia Franco, ao lado do gerente da companhia, Davi Faleiros.

As fotos de “antes” e “depois” mostram o avanço da estação. José Mauro Caputi Junior, diretor da autarquia, que acompanhou cada detalhe da retomada e finalização, assegura que a obra só foi concluída com a soma de esforços dos servidores do DEAGUA e do apoio da administração do Prefeito Junão.

O Chefe do Executivo fez questão de que toda a situação encontrada ao assumir o mandato e a execução realizada fossem descritas de forma minuciosa e transparente na prestação de contas final do Convênio TCPAC/FUNASA. “Compromisso assumido e dever cumprido. Tínhamos que finalizar esta obra, pelo bem de toda comunidade, pelo bem do meio ambiente, pela saúde da população de Guaíra. Mesmo com mandato reduzido, vamos conseguir levar nossa cidade a um novo patamar, conferindo uma melhora significativa na qualidade de vida da população”, celebra Junão, e confessa estar muito feliz em fazer parte da história de desenvolvimento da cidade com a conclusão da obra.

INAUGURAÇÃO REAL

O dia 27 de julho de 2023 passa a ser um dia histórico para Guaíra, pois marca a conclusão definitiva do novo sistema de esgotamento sanitário do município.

A ETE SANTA QUITÉRIA JÁ ESTÁ DANDO FRUTOS PARA O MEIO AMBIENTE

A presença dos peixes no Ribeirão do Jardim é a evidência da importância do tratamento de esgoto para o Meio Ambiente, e selam o compromisso da atual administração e do DEAGUA de (enfim) entregar à população de Guaíra o novo sistema de tratamento de esgoto, fruto de um trabalho incansável e muita dedicação da administração pública.

Hora de comemorar, pois Guaíra, a partir de 2023, volta a ser avaliada como ÓTIMA para o IQA (eficiência superior à 79%), deixando no passado a condição de município com avaliação RUIM, como foram os anos anteriores, já que a ETE, operando com capacidade máxima, tem eficiência superior a 80%.