Saúde - Terça-feira, 30 de Maio de 2023

CAPS realiza evento “Cuidar para não surtar, acolher para não perder”

O CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial “Marcos Ferreira”) realizou hoje, 30 de maio, evento em comemoração ao Dia da Luta Antomanicomial, com o tema: “Cuidar para não surtar, acolher para não perder”, no auditório do IORM, com a presença de seus funcionários e pacientes e ainda integrantes da administração pública e convidados.

O prefeito Junão esteve presente, ao lado da primeira-dama e presidente do FSS, Marta Barbar da Silva, assim também como o vice-prefeito José Carlos Soares e o presidente da Câmara Stefanio Stafuzza. “Parabenizo a todos os servidores envolvidos nesta grande ação, que visa destacar esta importante data na luta pelos direitos das pessoas com transtornos mentais. Precisamos enfatizar este momento em nossa cidade, para demonstrar a importância da inclusão daqueles que sofrem com doenças mentais na sociedade. A luta é pela melhoria do tratamento dessas pessoas, através dos nossos serviços públicos”, afirma o prefeito Junão.

A abertura ofereceu um café-da-manhã para os convidados, que puderam acompanhar a exposição de artes dos usuários do CAPS. Em seguida, ocorreram dinâmicas e a palestra “Cuidar para não surtar, acolher para não perder: estratégias de cuidado”. Já no período da tarde, além da apresentação da oficina de dança e as oficinas de práticas alternativas de cuidados em saúde mental, foi oferecida música ao vivo enquanto os visitantes acompanharam um café da tarde.

“O movimento da luta antimanicomial tem sido lembrado anualmente pelo CAPS através de eventos como o de hoje, visando incentivar a promoção de políticas públicas que legitimizem a garantia de direitos dos usuários do serviço e o empoderamendo dos mesmos na busca por melhores estratégias de cuidado em saúde mental”, destaca a enfermeira psiquiátrica do CAPS, Patricia Dimas.