Saúde - Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

Santa Casa de Guaíra reinaugura maternidade “Dr. José Vilela Junqueira”

A Santa Casa de Misericórdia de Guaíra reinaugurou a maternidade “Dr. José Vilela Junqueira” na manhã desta segunda-feira, 29 de abril, com a presença de autoridades, equipes médica e administrativa, colaboradores, entre outros.

O espaço foi completamente reformado, inclusive pintura, piso, troca de mobiliário, alas mais aconchegantes, novos equipamentos, como incubadora, fototerapia, camas, mesa cirúrgica, oxímetro, banheira e monitores multiparamétricos, através de emenda parlamentar no valor de R$ 350 mil, mais contrapartida de R$ 66 mil da instituição, que está sob intervenção da prefeitura de Guaíra.

Estiveram presentes na cerimônia de reinauguração: prefeito Junão e primeira-dama Marta Barbar; vice-prefeito José Carlos Soares; o diretor de saúde, Dr. Cervantes Garcia; a diretora da DRS (Diretoria Regional de Saúde) de Barretos, Ivana Castro; a interventora e a administradora da Santa Casa, Fraciene Lucas e Beatriz Mira, respectivamente; e representando a família do homenageado, a esposa Marisa, o filho Dr. Adriano Junqueira e a neta Rafaela.

“A maternidade agora conta com um espaço para o parto humanizado. Durante todo este processo, a Santa Casa sempre contou com o apoio e colaboração da Prefeitura de Guaíra, que está sob intervenção na instituição, o que permitiu as condições necessárias para os serviços de assistência à saúde, com sustentabilidade financeira sem perder a continuidade dos processos de qualidade, tendo o reconhecimento como estabelecimento de saúde no nosso município e toda a região”, afirma a interventora do hospital, Franciene Lucas.

“Estamos conseguindo, com muita dedicação, muita confiança, com parceria de todos os colaboradores da nossa instituição que se mostram cada dia mais empenhados, colaboração da equipe médica que está cada dia mais qualificada, aumentando cada vez mais a nossa capacidade de prestação de saúde a população de Guaíra da região, com o total apoio e colaboração da Prefeitura que se empenhou e empenha sempre em nos ajudar a crescer e a melhorar nosso atendimento,  pois hoje já posso dizer com muita felicidade que estamos nos tornando exemplo para vários municípios vizinhos”, disse a administradora Beatriz Mira.

O HOMENAGEADO, DR. JOSÉ VILELA JUNQUEIRA

O prédio da Santa Casa de Misericórdia de Guaíra foi inaugurado no dia 07 de março de 1979, já com as instalações da maternidade, e no dia 01 de novembro de 1986 foi reinaugurada fazendo uma bela homenagem ao Dr. José Vilela Junqueira.

José Vilela Junqueira nasceu em Guaíra/SP, em 05 de agosto de 1936, filho de José Gonçalves Junqueira (“Zicão”) e Alice Garcia Vilela. No ano de 1964, formou-se em medicina pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. No ano de 1965, casou-se com Mariza Figueiredo Barbosa Junqueira, com quem teve três filhos, Adriano, Eduardo e Luciana. Entre os anos de 1964 e 1966, cursou residência médica junto ao Hospital de Clínicas e Santa Casa de Ribeirão Preto/SP, especializando-se em ginecologia, obstetrícia e cirurgia geral. No ano de 1967 passou residir e trabalhar em Guaíra/SP, e por 20 anos se dedicou à medicina em seu consultório e na Santa Casa de Misericórdia, nas áreas de ginecologia e obstetrícia e cirurgia geral, até o seu falecimento em 07/12/1984. Era muito conhecido por sua dedicação aos pacientes e à saúde pública guairense, sempre preocupado pelo bem comum, fazendo a diferença no desenvolvimento de nossa cidade.

Seu destaque foi tão grande, que ele não leva o nome somente na maternidade, mas também na Unidade de Saúde da Família do Bairro Nossa Senhora Aparecida.