Saúde - Quinta-feira, 11 de Abril de 2024

Centro de Castrações funciona no antigo pré-escola do Balneário

Semana que vem tem mais castrações

Centro de Castrações funciona no antigo pré-escola do Balneário

A Prefeitura de Guaíra está dando continuidade ao seu programa de esterilização de cães e gatos. A próxima etapa da campanha está marcada para terça-feira, dia 16 de abril, e contará com 250 vagas disponíveis. Caso haja uma procura maior do que o número interessados, as cirurgias serão agendadas e realizadas.

As inscrições para participar do programa podem ser feitas no próprio Centro de Castrações, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
O Centro de Castrações funciona no antigo prédio da pré-escola municipal Maria Helena Cardoso, localizado em frente ao Balneário. É importante ressaltar que para realizar o cadastro, os interessados devem apresentar cópias dos documentos de identidade (RG), CPF e comprovante de residência.
O programa de esterilização de cães e gatos contempla os seguintes grupos: animais de famílias cadastradas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal, com renda per capita de até meio salário mínimo; animais abandonados atendidos pelo Serviço de Zoonoses do Município; e entidades e protetores de animais.
A castração é uma cirurgia que tem como objetivo principal impedir a reprodução e o cio dos animais. Além disso, ela traz diversos benefícios para os mesmos. Os animais se tornam mais tranquilos, deixam de miar ou uivar excessivamente, os machos deixam de fugir em busca de fêmeas no cio, diminui a disputa por território e previne doenças do sistema reprodutivo, o que consequentemente aumenta a expectativa de vida do animal.