Saúde - Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2024

Nebulização de inseticida é medida complementar no combate a dengue

Nebulização de inseticida é medida complementar no combate a dengue

O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, é uma preocupação constante de autoridades de saúde e da população em geral. Em Guaíra, alguns populares têm solicitado a pulverização massiva de inseticida, como medida de combate ao mosquito.

No entanto, a Vigilância em Saúde e a Unidade de Controle de Vetores informam que o uso massivo de inseticida é uma medida suplementar no combate ao Aedes aegypti, tendo em vista que apenas mata a forma alada (adulta) dos mosquitos.
O fumacê elimina apenas, parte dos mosquitos que voam, mas deixa larvas e ovos que só podem ser eliminados através do trabalho manual de remoção, feito na rotina de casa a casa pelos agentes de controle de vetores ou pela própria população. Além disso, é importante ressaltar que os mosquitos podem criar resistência ao inseticida, o que pode complicar ainda mais a infestação.
Atualmente, a forma mais eficiente de evitar a proliferação do Aedes aegypti e, por consequência, a proliferação da dengue, é evitar todo tipo de recipiente ou pontos fixos que acumulem água, como ralos, vazos sanitários pouco usados e calhas. Essa é uma medida preventiva que deve ser constantemente praticada pela população.
A nebulização de inseticidas é uma medida paliativa e complementar no combate ao mosquito. Porém, para que seja efetiva, é necessário que os agentes de controle de vetores consigam um alto nível de imóveis abertos e adesão da população para a eliminação de possíveis criadouros.

A Vigilância em Saúde e a Unidade de Controle de Vetores enfatizam que, havendo a necessidade e indicação, com o atendimento de todos os parâmetros para eficácia do trabalho, Guaíra pode solicitar para Área Técnica de Controle de Endemias, regional, os equipamentos e inseticidas para a aplicação.
Porém, é importante ressaltar que a pulverização não funcionará se houver criadouros com larvas ou ovos presentes, uma vez que esses eclodirão, resultando novamente em uma infestação de mosquitos.

PREFEITURA NO COMBATE

A Prefeitura de Guaíra está empenhada no combate ao Aedes aegypti por meio das ações da Unidade de Controle de Vetores, Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica.

A rotina envolve visitas casa a casa, especialmente em pontos estratégicos, promovendo uma abordagem continua e eficaz. Além disso, intensificou-se a limpeza pública, com a retirada de entulhos de terrenos vagos e imóveis, contribuindo para a eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.

A conscientização também tem sido uma prioridade, sendo divulgada por meio da imprensa local e através da distribuição de folhetos com orientações sobre como os moradores podem contribuir para a prevenção da doença.