Assistência Social - Quarta-feira, 06 de Julho de 2022

Prefeitura se reúne com funcionários e apresenta repasses feitos para a APAE

No final da tarde desta terça-feira, 05 de julho, ocorreu um encontro entre a equipe de funcionários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, vereadores e prefeitura de Guaíra, na Câmara Municipal, solicitado pelo governo municipal, para que fossem esclarecidas todas as dúvidas sobre os repasses do poder público à entidade.

Estiveram presentes os parlamentares Denir Ferreira, Rafael Talarico, Anderson Lima (presidente) e Chiquinho Sousa.

O prefeito Junão, acompanhado da chefe da Seção das Parcerias com o Terceiro Setor e Afins e dos setores de saúde, assistência e gabinete, esteve na reunião e reafirmou que seu compromisso de campanha feito com a instituição está sendo cumprido, já que neste ano foi realizado chamamento público com um aumento no repasse para a APAE de 30% para a educação e de 44% na assistência social. Como também está em análise melhorias na proposta desenvolvida na área da Saúde. Além disso, a atual gestão também aprovou o auxílio-alimentação para os funcionários da Associação, no valor de R$250,00, um dos maiores entre as organizações atendidas pelo poder público.

“É muito importante que haja reuniões como esta para que os funcionários estejam a par dos repasses feitos pela prefeitura para a sua entidade. E viemos aqui hoje para demonstrar a vocês que estamos cumprindo nossos compromissos de campanha, olhando não só para a APAE, mas para todas as entidades do nosso município, atendendo, dentro da legalidade e do que o nosso orçamento nos permite, ao que elas solicitam”, disse Junão.

Elaine Rose assumiu as explicações e demonstrou que no período de 2017 a 2022, a previsão de investimento com aumento nos repasses será de R$ 848.197,29. “No ano de 2022, a previsão de repasse será: Assistência Social R$ 316.668,30; Saúde R$ 248.000,00; Educação: R$ 1.192.301,16. Quanto ao vale alimentação, a despesa gira em torno de R$ 183.000,00 anual”, esclareceu.

A chefe do Terceiro Setor ainda destacou que a parceria com educação atende 82 crianças e adolescentes com deficiência intelectual, múltipla e transtorno do espectro autista. Na Assistência Social atendem 30 pessoas com deficiência intelectual e múltipla acima de 18 anos. E, na área da saúde, são oferecidos serviços de neurologia, fonoaudiólogo, fisioterapia e terapia ocupacional.

“Destaca-se que os serviços para a demanda atendida pela APAE é de extrema importância para redução de preconceitos, estigmas, ruptura de barreiras e o acesso ao desenvolvimento de habilidades e potencialidades desse público. A Administração Pública acredita na inclusão e investir em serviços com qualidade e que possibilitam resultados é o diferencial em assegurar políticas públicas”, finalizou Elaine.