Assistência Social - Segunda-feira, 07 de Agosto de 2023

Prefeitura reinaugura a Unidade de Atendimento à Família "Claudinei Ferreira Tosta - Ney Tosta"

Na oportunidade, foi inaugurado o Espaço Pitt Dias, para as aulas de percussão

A prefeitura de Guaíra reinaugurou a Unidade de Atendimento à Família "Claudinei Ferreira Tosta - Ney Tosta", na Rua 46 entre avenidas 21 e 25, na manhã desta segunda-feira, 07 de agosto, com a presença de autoridades, moradores da região e familiares dos homenageados Ney Tosta e Pitt Dias, que recebeu uma sala de percussão em seu nome.

Entre as autoridades estavam: o prefeito Junão e a primeira-dama Marta Barbar; o vice-prefeito José Soares; o presidente da Câmara, Stefanio Stafuzza e os vereadores Denir Ferreira, José Neto Pugliesi e Anderson Lima; a presidente da OAB de Guaíra, Marlene Figueiredo; a diretora municipal de Assistência, Silmara Reis, entre outros diretores e chefes de setores da administração pública, assim como as entidades Sogube, Alar, Aacor e ainda a instituição UNIUBE, que disponibilizou cursos para o local, e também o IORM, que doou computadores para a UAF.

A cerimônia contou com apresentações de música, dança, capoeira e Sogubatuke, animando os convidados, assim como a Kombi da Leitura, pula pula, pipoca, algodão doce e um coffee break. O prefeito Junão destacou a importância do espaço para a convivência e o desenvolvimento social e humano. “Depois de sete anos parado, revitalizamos todo o local,  utilizando a mão de obra dos nossos próprios servidores, o que trouxe mais economia para a nossa cidade. O objetivo deste espaço é promover o desenvolvimento social e humano da comunidade em geral, principalmente dos moradores dessa região. Queremos que esta unidade volte a acrescentar na vida das pessoas, a acolher as famílias e a incentivar nossa comunidade a buscar o melhor. Continuaremos assim em nossa gestão, sempre priorizando o melhor para os nossos cidadãos guairenses e sempre juntos, pois juntos somos mais fortes”, disse.

A família de Ney Tosta, representada por Maria Alice, Claudineia e Lucineia, recebeu homenagens, durante o evento. “Este professor, bailarino, coreógrafo, que não era guairense, mas tinha um amor inexplicável por nossa cidade e por ela muito fez. Não há como falarmos de cultura, arte e dança sem mencionar o Ney, que transformou os espaços culturais com o seu dom de ensinar e de espalhar sua arte”, afirmou o prefeito.

Os familiares de Pitt Dias, as irmãs Taninha e Telma, os sobrinhos Miguel e Natalia e a prima Roberta, também foram homenageados e se encantaram com a nova sala de percussão: o Espaço Pitt Dias. “Pitt também respirava a cultura guairense e queria que ela atingisse a todos. O Pitt deixou sua família, seus irmãos Telma, Tânia e Alexandre e seus 20 sobrinhos, muito cedo. Mas podem ter certeza que ele cumpriu sua missão, pois contribuiu e muito para a vida de muitas crianças e jovens que por aqui passaram”, declarou Junão.

Além de sua reinauguração hoje, a Unidade já está com inscrições abertas para diversas oficinas, como Dança Regional, Capoeira, Hip-hop, Teatro, Percussão e Iniciação Musical, confeitaria de bolo e salgados e cursos profissionalizantes, como Game e Cuidador de Idoso.