Saúde - Sexta-feira, 08 de Dezembro de 2023

Guaíra inicia aplicação da 2ª dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19

A Diretoria Municipal de Saúde de Guaíra iniciou nesta sexta-feira, 8 de dezembro, a aplicação da 2ª dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19. A vacinação está disponível para os seguintes grupos prioritários:

• Pessoas com 60 anos ou mais que tenham recebido a última dose da vacina bivalente há mais de 6 meses;
  • Imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose da vacina bivalente há mais de 6 meses.

Para receber a vacina, os interessados devem procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência, munidos de documento pessoal que conste o número do CPF.

A 2ª dose de reforço é recomendada para aumentar a proteção contra a Covid-19, especialmente em pessoas mais vulneráveis ao desenvolvimento de formas graves da doença. A vacina bivalente é mais eficaz contra as variantes da Covid-19, incluindo a Ômicron.

A Diretoria de Saúde orienta que a população continue vacinando contra a Covid-19, mesmo que já tenha recebido as doses anteriores.

ANTECIPAÇÃO DA DOSE

A decisão de antecipar a vacinação da 2ª dose de reforço foi tomada pelo Comitê Científico de Saúde do Estado de São Paulo, em razão do aumento de casos de novas variantes da Covid-19 na região Nordeste do país, especialmente no Ceará. O estado de São Paulo também vem registrando um aumento de casos nas últimas semanas.

A variante Ômicron, que é a variante dominante no Brasil, é mais transmissível do que as variantes anteriores. A vacina bivalente contém duas cepas do vírus SARS-CoV-2, incluindo a cepa original e a cepa da Ômicron. Isso torna a vacina mais eficaz na proteção contra a infecção e a doença causadas pela Ômicron.