Saúde - Terça-feira, 05 de Dezembro de 2023

Após dois anos de luta, Guaíra conquista credenciamento da UTI da Santa Casa ao SUS

A Santa Casa de Guaíra conseguiu credenciar 10 leitos de UTI adulto tipo II

A Santa Casa de Guaíra conseguiu credenciar 10 leitos de UTI adulto tipo II.  O credenciamento é uma importante conquista para o município de Guaíra, pois garantirá recursos financeiros para a manutenção destas vagas de atendimento intensivo. Com o credenciamento, a Santa Casa de Misericórdia de Guaíra passará a receber recursos do SUS, para o atendimento adequado aos pacientes internados.

Os leitos foram inicialmente mobilizados durante a pandemia da COVID-19, atendendo pacientes com a doença. No entanto, com a recomendação estadual de desativação dos leitos de UTI COVID-19, eles foram convertidos em leitos de UTI convencional adulto tipo II. Para garantir a prestação de serviços médicos e hospitalares nesses leitos, a Santa Casa contratou uma equipe especializada, com o município arcando com os custos das vagas.

É importante ressaltar que a UTI credenciada será referência para toda a região, através do sistema CROSS, garantindo atendimento especializado e de qualidade para os pacientes que necessitarem de cuidados intensivos. Isso fortalece a estrutura de saúde do município e contribui para a melhoria dos serviços.
Com o credenciamento dos 10 leitos de UTI Adulto Tipo II no SUS, Guaíra dá um importante passo para ampliar e fortalecer sua capacidade de atendimento hospitalar.

A luta começou em 2021, quando o prefeito Junão assumiu o cargo. Desde então, a Diretoria de Saúde, a equipe de gestão da Santa Casa e a equipe técnica do DRS V de Barretos têm trabalhado juntas para organizar e melhorar os serviços oferecidos à população, garantindo qualidade e eficiência.

Assim, no dia 1 dezembro deste ano foi obtida a aprovação do credenciamento da UTI junto ao Ministério da Saúde. Agora, a Santa Casa terá 10 leitos UTI SUS disponíveis, que servirão como referência para toda a região do DRS V de Barretos. Isso inclui os municípios de Altair, Barretos, Bebedouro, Cajobi, Colina, Colômbia, Embaúba, Guaíra, Guaraci, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Olímpia, Severínia, Taiaçu, Taiúva, Terra Roxa, Viradouro e Vista Alegre do Alto.

“É fundamental valorizar essa conquista e reconhecer o esforço da nossa equipe, da nossa administração, do hospital e de todos os profissionais envolvidos. O credenciamento dos leitos de UTI representa um avanço significativo para a saúde em Guaíra e demonstra o compromisso do município em oferecer um sistema de saúde eficiente e acessível para toda a população. É com satisfação que conseguimos concretizar mais um sonho da população”, comemora o Prefeito Junão.