.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h

Saúde - Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Campanha Fique Sabendo começou hoje

A Campanha Fique Sabendo será realizada de 1 a 7 de dezembro nas 6 Unidades de Saúde da Família de Guaíra


Campanha Fique Sabendo começou hoje

Campanha Fique Sabendo começou hoje

 

A Campanha Fique Sabendo será realizada de 1 a 7 de dezembro nas 6 Unidades de Saúde da Família de Guaíra. A campanha anual é uma importante ação de intensificação da testagem do HIV e da Sífilis junto às populações mais expostas ao HIV e à SÍFILIS.

A campanha "Fique Sabendo - Faça o teste do HIV e da sífilis" é uma iniciativa do Ministério da Saúde do Brasil com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da prevenção e detecção precoce do HIV e da sífilis.

A campanha incentiva as pessoas a realizarem os testes dessas doenças sexualmente transmissíveis, oferecendo informação sobre os métodos disponíveis, locais de testagem e a importância do tratamento adequado. O objetivo é ampliar o acesso aos testes, que são gratuitos e confidenciais, e diminuir a transmissão dessas infecções, além de oferecer apoio às pessoas que vivem com HIV e sífilis.

O município de Guaíra estará realizando, além da testagem para sífilis e HIV, o teste para as hepatites virais B e C.

Para participar, os interessados devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, levando documento de identificação com foto. Vale ressaltar que os 4 testes - HIV, sífilis, hepatite B e C - são oferecidos durante todo o ano como parte da rotina do serviço de saúde.

A campanha visa promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, favorecer a realização de testes repetidos para pessoas mais vulneráveis, vincular o portador do HIV ao serviço de referência e oferecer tratamento imediatamente após o diagnóstico.

No caso do HIV, a testagem é a porta de entrada para o cuidado contínuo de prevenção, diagnóstico, tratamento, retenção e supressão viral. Já no caso da sífilis, o teste proporciona o diagnóstico e tratamento de uma doença muitas vezes assintomática.

Apesar dos avanços no acesso ao diagnóstico precoce do HIV/Aids e da sífilis no estado de São Paulo, ainda há muitas pessoas que são portadoras do HIV e que estão com Sífilis sem saber. A epidemia é particularmente preocupante entre os jovens, homens que fazem sexo com homens, pessoas que usam drogas e profissionais do sexo.

Portanto, a Campanha tem como objetivo estimular a população a realizar o teste de HIV e sífilis, principalmente aqueles que têm vida sexual ativa, nunca realizaram o teste ou precisam fazer o exame regularmente e pertencem aos grupos mais afetados pelo HIV e pela sífilis.

241 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Município de Guaíra - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.