.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h

Saúde - Segunda-feira, 27 de Novembro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Semana de Mobilização de Combate a Dengue

A Semana de Mobilização de Combate à Dengue, realizada entre os dias 17 de novembro a 2 de dezembro


Semana de Mobilização de Combate a Dengue

Semana de Mobilização de Combate a Dengue


A Semana de Mobilização de Combate à Dengue, realizada entre os dias 17 de novembro a 2 de dezembro, é uma iniciativa do estado de São Paulo no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Guaíra também irá participar com iniciativas da Unidade de Controle de Vetores, da Diretoria Municipal de Saúde, que executará diversas ações com o objetivo de orientar e conscientizar a população sobre a importância de combater a procriação desse mosquito.
Atividades como a realização de pedágio, distribuição de panfletos e folhetos com informações sobre como prevenir a proliferação do mosquito. Essa abordagem direta é muito importante para alcançar um grande número de pessoas e esclarecer dúvidas sobre as medidas preventivas.
Além disso, as escolas particulares e creches também são pontos de atenção da Unidade de Controle de Vetores. Para esses locais, serão distribuídos panfletos informativos, além da colocação de cartazes que visam alertar alunos, pais e professores sobre os cuidados necessários no combate ao mosquito Aedes aegypti. Essa ação visa disseminar informações e conscientizar cada vez mais pessoas sobre a importância de eliminar possíveis criadouros desse mosquito.
Outra medida importante é a intensificação do trabalho das equipes de campo nas áreas que apresentam maior número de criadouros. Essas equipes têm a missão de identificar e eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito, evitando, assim, a disseminação das doenças transmitidas por ele.
Haverá também busca ativa por pacientes com sintomas de dengue, zika ou chikungunya, para que o tratamento adequado seja iniciado o mais rápido possível.
Nos casos em que forem identificados pacientes com resultados positivos para dengue, será feito o bloqueio na área, com o objetivo de interromper a transmissão.
Além disso, serão enviadas mensagens via WhatsApp para divulgar orientações sobre prevenção e tratamento dessas doenças, e também serão feitas divulgações em redes sociais, como o Facebook e o Instagram, com o intuito de atingir um público ainda maior.
É fundamental que a população esteja engajada nessa luta contra a dengue, zika e chikungunya. A prevenção e o combate aos criadouros do mosquito devem ser uma preocupação de todos. Medidas simples, como eliminar recipientes com água parada, tampar caixas d'água e manter os quintais limpos, podem ajudar a evitar a proliferação dessas doenças.

 

RECOMENDAÇÕES:
- Eliminar pratos de plantas ou utilizar um prato justo ao vaso, que não permita acúmulo de água;
- Descartar pneus usados em postos de coleta;
- Retirar objetos que acumulem água de quintais, como potes e garrafas;
- Verificar possíveis vazamentos em qualquer fonte de água;
- Tampar ralos;
- Manter o vaso sanitário sempre fechado;
- Identificar sinais de umidade em calhas e lajes;
- Verificar a presença de organismos vivos em águas de piscinas ou fontes ornamentais;
- Procurar atendimento médico o mais rápido possível, quando tiver sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito, como febre, dor no corpo e dor no fundo dos olhos.

468 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Município de Guaíra - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.