Saúde - Sexta-feira, 01 de Setembro de 2023

Campanha Setembro Amarelo: Prefeitura de Guaíra prepara programação com ações nas USFs

Equipe vai as USF oferecer suporte técnico , para que o cuidado em saúde mental seja cada vez mais acessível

A equipe irá até as Unidades de Saúde da Família (USF) para oferecer suporte técnico aos profissionais, para que o cuidado em saúde mental seja cada vez mais acessível à população guairense

A Prefeitura de Guaíra, por meio da Diretoria Municipal de Saúde e Centro de Atenção Psicossocial I ‘Marcos Ferreira’, programou ações de conscientização e prevenção ao suicídio neste Setembro Amarelo, mês destinado à discussão da temática com a sociedade.
A equipe do CAPS I realizará ações de Promoção a Saúde Mental e Prevenção do Suicídio nas Unidades de Saúde da Família, sendo datas e locais divulgados em breve, com suporte técnico aos profissionais, para que o cuidado em saúde mental seja cada vez mais acessível à população guairense.
O CAPS I “Marcos Ferreira” atende pessoas de todas as faixas etárias que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. O horário de funcionamento é das 7 horas às 17 horas, exceto às terças-feiras, pois o horário é estendido das 18h30 às 20h30 devido ao grupo de Tabagismo. Vale ressaltar que de segunda à quinta-feira, o espaço físico do Ponto de Acolhimento AD é utilizado das 20h às 22h para as reuniões do grupo dos Narcóticos Anônimos (NA).

SETEMBRO AMARELO
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo®️. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo®️ é a maior campanha antiestigma do mundo. Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.
O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão à contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.