Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 29 de Junho de 2023

MARCO HISTÓRICO: Guaíra dá importante passo rumo à sustentabilidade socioeconômica e ambiental

Plano Municipal de Coletas Seletivas Múltiplas foi apresentado durante reunião do CODEVAR, com soluções de reaproveitamento produtivas dos resíduos gerados nas cidades

No último dia 27 de junho, na cidade de Viradouro, o Plano Municipal de Coletas Seletivas Múltiplas foi apresentado às prefeituras participantes do Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande. Na oportunidade, o prefeito Junão esteve presente juntamente com a chefe do Meio Ambiente, Estefane Leoncini Siqueira, a diretora de Governo, Marizete Manfrin Barbosa e chefe do dep. de Obras, Paulo Brinck.

Esse plano, resultado de uma parceria entre o CODEVAR e o Sebrae, tem como objetivo encontrar soluções viáveis para a gestão e o manejo de resíduos sólidos urbanos, enfatizando a importância do reaproveitamento dos resíduos.

De acordo com o documento, cada município do consórcio deverá ter uma Central Municipal de Recuperação de Resíduos (CMRR) e pelo menos um Ecoponto.

O objetivo é separar os recicláveis do lixo doméstico e os Ecopontos serão responsáveis por receberem, entre outros, os detritos volumosos, como móveis, um tipo de refugo urbano que causa altos danos ao meio ambiente e muitos transtornos na logística da limpeza pública.

O prefeito garantiu a participação de Guaíra neste novo modelo, que trará benefícios tanto para o município, que terá uma economia significativa, quanto para o meio ambiente, pois possibilitará o reaproveitamento de materiais que atualmente são destinados a aterros sanitários. Vale destacar que os recicláveis ocupam muito mais espaço nos aterros e levam centenas de anos para se decompor.

A economia obtida ocorre devido à redução do volume na coleta de lixo doméstico, uma vez que o custo atual para destinar corretamente um quilo de lixo doméstico, pagos pelos contribuintes, é de R$ 0,27. É importante ressaltar que atualmente Guaíra produz mais de 30 toneladas de detrito doméstico por dia, seguindo a média nacional de 1kg de lixo por dia per capita.

DETRITOS ORGÂNICOS

Outro problema grave é o resíduo orgânico, que consiste em lixo úmido, restos de alimentos, podas e aparas de árvores, por exemplo. Estima-se que na região de abrangência do CODEVAR sejam geradas 199 toneladas desses detritos por dia. No entanto, em geral, os resíduos orgânicos não são aproveitados e, ao invés disso, são enterrados nos aterros sanitários.

Um tipo de rejeito que, se manejado corretamente, esse material pode se tornar um fertilizante orgânico de excelente qualidade.

Uma proposta interessante para o aproveitamento desse material é a criação de hortas urbanas, com a participação das Prefeituras e da comunidade.

No que tange a destinação útil dos detritos, o Sebrae recomenda aos municípios que incentivem a geração de renda extra para os catadores e também desenvolvam projetos sociais, como as citadas hortas urbanas e compostagem nas escolas.

Desta forma, busca-se promover uma mudança de mentalidade e envolver a população, principalmente, tendo como fomentadoras as crianças em idade escolar, na causa da sustentabilidade ambiental.

LIXO HOJE

Atualmente, a situação dos resíduos sólidos na região do CODEVAR não contempla a reciclagem. E a maior parte das cidades terceiriza a coleta e destinação dos resíduos, sendo a reciclagem rara e muitas vezes feita de forma descoordenada por agentes privados.

A proposta de implantação de CMRRs - Centrais Municipais de Recuperação de Resíduos - e Ecopontos têm como objetivo começar a nortear a correta destinação dos resíduos sólidos, de todo tipo, produzidos nas cidades, primando pelo o reaproveitamento. Trata-se de um conceito mais amplo de coleta seletiva, que envolve a separação na fonte de todos os tipos de resíduos.

CODEVAR

O CODEVAR é composto pelos municípios: Altair, Ariranha, Barretos, Bebedouro, Cândido Rodrigues, Colina, Colômbia, Embaúba, Fernando Prestes, Guaíra, Guaraci, Icém, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Olímpia, Palmares Paulista, Paraíso, Pirangi, Santa Adélia, Severínia, Tabapuã, Taiaçu, Taiúva, Taquaral, Terra Roxa, Viradouro e Vista Alegre do Alto.

E para  este grupo se espera que a implantação do plano traga benefícios não só para a gestão de resíduos sólidos, mas também para o desenvolvimento sustentável. “Com este projeto, estamos firmando nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável. A meta de nossa Administração é aprimorar a limpeza pública ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente e promove a inclusão dos coletores de recicláveis. Importa numa melhor qualidade de vida para todos, para quem gera o detrito, para os coletores, para o meio ambiente. Mais uma solução que estamos buscando para nossa querida Guaíra, junto com os nossos vizinhos do CODEVAR”, afirma o prefeito Junão.

“Acredito que este projeto vai investir em todas as frentes para mitigar o dano causado pelo lixo. Vai dar destinação produtiva, economizar para o contribuinte, orientar as crianças e gerar mais renda e dignidade aos coletores de recicláveis. Estou muito entusiasmado com o Plano Regional de Coletas Múltiplas”, completa.

De acordo com a chefe do Departamento de Meio Ambiente: “trata-se de uma iniciativa de extrema importância para atingir as metas ambientais estabelecidas globalmente e consolidar a consciência ambiental nos debates sobre o futuro do planeta”, frisa Estefane.