Obras - Quarta-feira, 21 de Junho de 2023

MAIS DE R$ 1 MILHÃO EM INVESTIMENTOS: Zoológico Municipal de Guaíra inicia construção de novos viveiros

Devido às obras, o local ficará fechado para visitação, a partir de segunda-feira (26)

A prefeitura de Guaíra iniciou a tão esperada obra no Zoológico Municipal Joaquim Garcia Franco, com a reforma e construção de novos viveiros. Os recursos utilizados para as modificações são oriundos do programa MIT (Município de interesse turístico) e do tesouro municipal. Para isso, na próxima segunda-feira, dia 26 de junho, o local fechará por tempo indeterminado.

Entre as mudanças, estão:

- Viveiro de Imersão de Aves - um recinto de última geração que integrará as pessoas com a natureza. As crianças poderão entrar e interagir com as aves, principalmente os papagaios e as araras. Obra orçada em R$ 704.010,30, sendo R$ 468.859,17 do Estado e restante da prefeitura.

- Grande viveiro para a onça parda - viveiro específico para grandes felinos, pois atualmente, a onça parda se encontra em um espaço inadequado e pequeno. O novo viveiro, estimado no valor de R$ 247.108,90 (R$ 146.214,79 em recursos estaduais, com contrapartida municipal) contará com um lago e locais para refúgio para evitar o stress e melhorar a qualidade de vida do animal.

-Novo recinto para antas, capivaras e pacas - será construída uma maternidade com local para descanso e um grande lago com 1,5 metros de profundidade para as Antas e Capivaras; tudo com recurso próprio do município, totalizando R$ 92.794,04. A anta, provavelmente, será cedida pelo zoológico de São José do Rio Preto e as capivaras já compõem o plantel local.

De acordo com a chefe do Meio Ambiente do Município, Estefane Siqueira, o zoológico necessitava desse respaldo há mais de 15 anos. “Com as reformas, outras espécies poderão vir para o plantel, como lobo guará, tamanduá-mirim, seriema, gato do mato e jaguatirica. Também estão por vir outras obras, como o borboletário da Mata Atlântica e o meliponário (abelhas sem ferrão), apoiados pela Barenbrug e Bayer. Com a iniciativa da gestão do  prefeito Junão, e esse bom relacionamento para a vinda de parcerias, transformaremos o nosso Zoo em um espaço adequado para os animais e muito divertido e atrativo para turistas, principalmente às crianças”, comemorou Estefane.

O prefeito Junão destacou a importância de zelar por espaços como este, para incentivar o turismo local. “Nossa cidade merece esse cuidado com todos os ambientes públicos, como o zoológico municipal, que abriga animais resgatados e que não podem mais retornar à natureza. Queremos colocar Guaíra no destaque turístico regional”, afirmou o Chefe do Executivo.

UM ZOO QUE CUIDA

O Zoológico de Guaíra é um espaço diferenciado, pois não existe apenas para exibir, mas sim para cuidar, já que é a única instituição na região que recebe somente animais silvestres capturados, acidentados ou apreendidos pela Polícia Ambiental, faz tratamento e a devida destinação. Os animais que ficam em exibição no Zoo são apenas aqueles que não podem ser reintroduzidos na natureza por estarem sob "imprinting" - que é um comportamento diferente do que deveria desempenhar na natureza e por esse motivo não conseguem sobreviver.