Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 06 de Junho de 2023

Semana do Meio Ambiente conscientizando crianças da rede municipal de ensino

Durante esta semana, entre os dias 5 e 9 de junho, o departamento de Meio Ambiente de Guaíra,  em parceria com a Diretoria Municipal de Educação, Cultura e Esportes está desenvolvendo a Semana do Meio Ambiente, com uma série de palestras, sobre o tema deste ano: “Resíduos Sólidos” explanações voltadas para crianças da educação infantil e fundamental nas escolas municipais.

O objetivo da ação é promover a conscientização ambiental de forma lúdica e didática, trabalhando com as crianças de maneira que elas entendam a importância de cuidar do meio ambiente. Especialmente no que tange ao correto manejo e descarte dos resíduos sólidos, que pode ser o lixo doméstico, entulhos e construção e entre outros, aparas de grama e podas de árvores.

Para isso, foram utilizados recursos como a exibição de um filme sobre o tema e palestras com uma linguagem adequada para o público infantil.
A semana começou com a chefe do departamento de Meio Ambiente, Estefane Leoncine Siqueira, realizando os colóquios nas unidades dos CEIs (Centro de Educação Infantil) Josefina Rawagnani Caligaris  e Dirce Barros Lelis, no dia 5 de junho. Já no dia 6, foi a vez das EMEFs: Padre Mario Lano, Francisco Gomes de Souza, Vera Lucia Vitali,  Vicencina Morsoleto e o CEMEI (pré-escola) Moacir Garcia. Já no dia 7, estão previstas palestras nas CEIs Waldemar Chubaci e Nilce Fugió e CEMEI Eunisse Esperancini.

Nas preleções são abordados temas atinentes ao correto descarte dos detritos e reciclagem de materiais, como, no caso, as cores de descartes para lixeiras de coleta seletiva e, também, como separar o lixo.
“Com isso, as crianças poderão compreender que pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença para o meio ambiente”, realça Estefane.
 O departamento de Meio Ambiente escolheu o tema “Resíduos Sólidos” porque se trata da preocupação de todo o mundo e, ao conscientizar as crianças desde cedo, é possível garantir um futuro mais sustentável para as próximas gerações.