Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 03 de Maio de 2023

Zoológico ganha novo morador: um filhote de veado catingueiro

Zoológico ganha novo morador: um filhote de veado catingueiro

No dia 18 de abril, o Zoológico Municipal Joaquim Garcia Franco, de Guaíra, recebeu um novo morador: um filhote de veado catingueiro. O animal nasceu de forma natural, resultado do pareamento do casal que ocorreu em 2019. A fêmea, carinhosamente apelidada de Madalena, já é mamãe de um outro filhote que nasceu no ano passado. Ambos estão sendo acompanhados de perto pelos técnicos do zoológico e passam bem. Por enquanto, mãe e filhote estão fora da área de visitação para garantir a segurança e o conforto dos animais.

O nascimento espontâneo de animais em cativeiro indica boa qualidade de vida, alimentação e manejo adequado dos bichos. É importante ressaltar que eles estão no zoológico porque foram resgatados ainda filhotes, o que inviabiliza a reintrodução no habitat natural.
 Os zoológicos, atualmente, são instituições importantes para colaborar com a conservação das espécies, já que muitos animais necessitam de resgate, tratamento e abrigo por perderem a capacidade de vida livre. Além disso, é papel dessas instalações educar sobre a necessidade de proteção da fauna silvestre e formar cidadãos conscientes.

Fatos como este atribuem peso destacado ao zoo local, em razão de ser a única na localidade na região que presta este tipo de acolhimento a animais silvestres, e somente em Ribeirão Preto se encontra uma instituição similar.

“Ficamos felizes com um nascimento de um animal, isso mostra que o trabalho nosso, de toda equipe do zoológico está sendo realizado com êxito, ofertando aos animais um ambiente e uma vivência muito próxima a que eles têm no ambiente natural”, frisou a Chefe Municipal de Meio Ambiente, Estefane Leoncine Siqueira.