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Assuntos Jurídicos - Segunda-feira, 27 de Março de 2023

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CPFL responde a reclamações da população via Procon

Documento entregue pela Companhia para o Procon são apontados investimentos e opções para emissão das contas


CPFL responde a reclamações da população via Procon

Documento entregue pela Companhia para o Procon são apontados investimentos e opções para emissão das contas 

Em novembro do ano passado, o Procon de Guaíra, motivado pelas frequentes reclamações dos munícipes acerca da qualidade dos serviços prestados pela CPFL, no tocante a “picos de energia”, da falta de entrega dos boletos das contas, ou fora do prazo de pagamento e ausência do atendimento físico. Na época, o Procon se reuniu com o coordenador de atendimento, Alexandre Martin Fernandez e o consultor de relacionamentos, Kleber de Almeida Araújo, para a e entrega das demandas da população.

No dia 15 de março passado, o fiscal de Leitura e Entrega de Contas, Marcus Vinicius de Andrade Graciano e o coordenador de Atendimento, Alexandre se reuniam novamente para trazer a resposta oficial da CPFL que foi entregue ao agente do Procon de Guaíra, Evandro da Silva Barros, na sede do órgão, na Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Ganha Tempo.

 Em resposta às reclamações, a concessionária informou que, para melhoria dos serviços, vem investindo com a construção de novas redes e a substituição de redes convencionais (nuas) por redes modernas, compactas, além de estar modificando postes de madeira por postes de concreto e instalando novas tecnologias, como transformadores de distribuição da classe 15Kv, que possibilitarão manobras rápidas na rede, melhorando a flexibilidade operativa, contribuindo com a confiabilidade do sistema.

Também citou que além destas melhorias, vem realizando outras atividades que contribuem para a boa continuidade do fornecimento de energia, como as podas de árvores (aquelas que estão em contato com os cabos de energia), substituição de equipamentos da rede como cruzetas, pára-raios e espaçadores. Cuidados preventivos que visa mitigar os casos de interrupções no fornecimento.

A CPFL afirma que entre janeiro de 2021 até o início de março de 2023 fez investimentos na rede de distribuição que somaram mais de R$ 18,5 milhões.

A concessionária ressalta que diversos fatores podem levar à falta de energia em uma localidade, como por exemplo, a própria manutenção, quando a CPFL tem que desligar parte da rede para efetuar o serviço. Por outro lado, fatores meteorológicos, a exemplo de quando um mau tempo joga galhos na rede, bem como os raios na rede, ou até mesmo fortes chuvas  com rajadas de ventos, dentre outros que podem causar interrupção de energia.

Acerca das contas a concessionária informou que faz a entrega dos boletos impressos nos imóveis que optaram por esta modalidade, no entanto 30% dos consumidores possuem cadastro para entrega da fatura por e-mail. No entanto há também a opção do envio de dados para o pagamento da fatura via SMS.

Quanto às falhas na entrega ocorridas entre os meses de novembro de 2022 e janeiro de 2023 a CPFL relatou que nos meses subseqüentes aos problemas, foram realizados acompanhamentos das faturas e outras ações para monitorar a entrega.

No entanto, sempre que o consumidor não receber a fatura este pode entrar em contato com a empresa pelo telefone gratuito 0800 0 10 10 10, Nesse canal podem ser feitas reclamações, alterações de endereço (caso este seja o problema) e também pode solicitar formas alternativas para conseguir pagar sua fatura.

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