Assistência Social - Terça-feira, 20 de Dezembro de 2022

Prefeitura decreta intervenção junto às casas de acolhimento da ALAR

Prefeitura decreta intervenção junto às casas de acolhimento da ALAR

Conforme publicado no Diário Oficial Eletrônico do município na data de ontem, 19 de dezembro, a prefeitura de Guaíra decretou a intervenção administrativa provisória das casas de acolhimento institucional da Associação Lar, após decisão da Segunda Vara Judicial, oficiando que a administração pública assumisse em face de inconsistências apontadas na execução de serviço essencial.

Atualmente, a Associação Lar de Guaíra é a única organização responsável pelo atendimento de adolescentes e crianças em situação de violação de direitos, principalmente violência doméstica, com suporte da prefeitura através de parceria, e é necessário que este atendimento continue sendo executado de forma ininterrupta, já que é uma medida de proteção estabelecida pelo Estatuto da criança e adolescente.

Assim, foi decretada a intervenção para o estabelecimento de olhar técnico com vistas em ampliar o número de educadores/cuidadores por turno de trabalho para ambas as casas; estabelecimento de apoio com nutricionista para gerenciar a alimentação servida às crianças; ampliação do número de cozinheiro(a) para o preparo diário da alimentação; e irá capacitar dos educadores para aprimorar o desempenho das atividades.

Além disso, o município enfatizará as políticas públicas na elaboração e execução do PIA (Plano Individual de Atendimento) das crianças e adolescentes acolhidos e suas famílias  e acessos a vivências culturais e esportivas em acordo com a necessidade e desejo de cada acolhido.

Como interventora, foi nomeada a servidora pública municipal efetiva, Elaine Cristina dos Santos Rosa, que tomará as decisões gerenciais visando a excelência na gestão da entidade, em especial objetivando a melhoria no atendimento de seus atendidos e o integral cumprimento das suas obrigações legais. “Já estamos em contato com a Associação Lar e verificando e adotando as medidas para que possamos cumprir nossos objetivos com êxito, para o devido restabelecimento do pleno funcionamento das casas de acolhimento”, afirma a interventora.

“É essencial investir no desenvolvimento humano e as crianças e adolescentes são nossa prioridade. E o melhor interesse é atender suas necessidades e possibilitar sua proteção, cuidado e vivências afetivas”, completa.

Vale ressaltar que a atual gestão, desde que assumiu o governo, tem dado total respaldo para as entidades de Guaíra, inclusive a Alar, tanto com a abertura da segunda casa de acolhimento, como a parceria, respaldada pela Lei 13.019/24, com a realização de repasses mensais e acompanhamento da execução do serviço.