Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 08 de Novembro de 2023

Hoje tem troca de óleo velho por novo

Hoje a empresa Brejeiro em parceria com a Prefeiotura de Guaíra, está promovendo com a coleta de óleo usado nas EMEFs

Hoje tem troca de óleo velho por novo

Hoje, dia 8, das 7h as 13h a empresa Brejeiro em parceria com a Diretoria Municipal de Educação e a Diretoria de Desenvolvimento Econômico de Guaíra, está promovendo uma ação do Programa Reviva o Óleo, com a coleta de óleo usado nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs). A iniciativa consiste em trocar 2 litros de óleo usado por um frasco de óleo Brejeito novo.

Os pontos de captação foram instalados nas portas das escolas Vicencina Vaccaro Morsoleto, Francisco Gomes de Souza, Padre Mário Lano e Professora Vera Vitali. Essas escolas estão participando de uma gincana, onde a arrecadação de óleo usado conta pontos para a escola. Dessa forma, os moradores das imediações têm a oportunidade de contribuir com a sua escola, além de colaborar com a preservação do meio ambiente.

A coleta de óleo usado é uma prática sustentável, pois evita que esse resíduo contamine o solo e a água. A estimativa de órgãos ambientais é de que um litro de óleo de cozinha pode contaminar até 1 milhão de litros de água na natureza. Muitas vezes, o descarte inadequado do óleo pode causar impactos ambientais graves, como a poluição dos rios e a contaminação de lençóis freáticos.

Portanto, a iniciativa promovida pela empresa Brejeiro e as instituições educacionais busca conscientizar a comunidade sobre a importância de se fazer a destinação correta desse material.

Além dos benefícios ambientais, a ação de coleta de óleo usado também traz vantagens econômicas para quem troca e para o país. O óleo recolhido pode ser transformado em biocombustível, sendo uma alternativa mais sustentável para abastecer veículos e máquinas.

Benefícios da reciclagem de óleo

-Preservação do meio ambiente: A reciclagem do óleo de cozinha evita que ele seja descartado de forma inadequada, impedindo a contaminação do solo e da água. O óleo jogado nas pias e ralos acaba indo parar nos rios e mares, causando sérios danos à fauna e à flora aquática.

- Redução da poluição: O óleo de cozinha descartado de forma incorreta pode causar entupimentos em redes de esgoto e no sistema de saneamento básico. Além disso, ele libera substâncias tóxicas que poluem o ar, prejudicando a qualidade do ar respirado.

- Reutilização de recursos: O óleo de cozinha reciclado pode ser utilizado na produção de biocombustíveis, como o biodiesel. Essa forma de energia renovável contribui para a redução do consumo de combustíveis fósseis, ajudando a diminuir a emissão de gases de efeito estufa e o aquecimento global.

- Geração de empregos: A reciclagem do óleo de cozinha demanda mão de obra para a coleta, armazenamento, transporte e processamento. Isso gera oportunidades de emprego e contribui para a economia local.

- Economia de recursos naturais: Ao reciclar o óleo de cozinha, evita-se a extração de óleo vegetal em grande escala. Isso preserva áreas naturais, como florestas e matas, que seriam desmatadas para o cultivo das plantas oleaginosas utilizadas na produção de óleo.

- Estímulo à consciência ambiental: A reciclagem do óleo de cozinha é uma forma de conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e da adoção de práticas sustentáveis em seu dia a dia.

- Combate ao descarte incorreto: A reciclagem do óleo de cozinha incentiva as pessoas a não jogarem esse resíduo na pia ou no lixo comum, estimulando-as a procurar pontos de coleta e destinação adequada. Isso contribui para diminuir a quantidade de resíduos sólidos destinados aos aterros sanitários.