Cultura - Sexta-feira, 25 de Agosto de 2023

Vice-prefeito se reúne com protetores de animais e empresa que fará castrações

Vice-prefeito se reúne com protetores de animais e empresa que fará castrações

Na quarta-feira, dia 23, ocorreu na Prefeitura uma reunião importante para discutir a questão das castrações de cães e gatos na cidade. Estiveram presentes a chefe do Setor de Controle de Zoonoses e Bem Estar Animal, Marina Vicente Tristão, representantes da empresa licitada para realizar essas castrações, a MEDI VETI, o vice-prefeito, José Carlos Soares, e protetoras de animais da cidade: Rosane, Lourdes, Mara e Andréia.
Essa reunião teve como objetivo principal esclarecer as dúvidas das protetoras sobre o processo de castração e apresentar as propostas da empresa contratada. As protetoras se mostraram satisfeitas com o que ouviram e demonstraram apoio às ideias apresentadas.
Uma das propostas da empresa é trabalhar com um Castramóvel, que consiste em um veículo adaptado para realizar as castrações. Essa novidade é muito importante, pois vai permitir a realização de mutirões de castração nos bairros, facilitando o acesso dos tutores aos serviços de esterilização para seus animais de estimação. Serviço que só será possível com a participação do Castramóvel da Prefeitura, participando no apoio.
Além disso, é essencial mencionar o compromisso do prefeito Junão com essa questão. Ele aumentou consideravelmente o número de castrações a serem realizadas, passando de 500 para 3.800 por ano. Essa é uma medida louvável, que certamente contribuirá para o controle da população de animais abandonados e para o bem-estar dos cães e gatos da cidade.
É importante destacar que a castração é uma medida fundamental no processo de cuidado com os animais. Além de contribuir para o controle populacional e para a diminuição de animais abandonados nas ruas, essa intervenção cirúrgica traz diversos benefícios à saúde dos pets. A esterilização previne doenças, como o câncer de mama em fêmeas, diminui o risco de fugas e brigas entre animais e contribui para um comportamento mais tranquilo e equilibrado.
“O prefeito Junão teve uma iniciativa elogiável ao mostrar compromisso com o bem-estar animal e o controle de zoonoses. Com essa ação, teremos um excelente controle populacional de cães e gatos na cidade, resultando na diminuição da população de animais abandonados e, a longo prazo, na diminuição de animais errantes nas ruas ", ressaltou o vice-prefeito, José Carlos Soares.