Cultura - Segunda-feira, 31 de Julho de 2023

Guaíra assina termo de adesão da lei Paulo Gustavo

Guaíra assina termo de adesão da lei Paulo Gustavo

Guaíra acaba de cumprir a primeira fase de adesão à Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022), criada para incentivar a cultura e apoiar a produção cultural em todo o Brasil. Nesta semana, o prefeito Junão assinou o Acordo de Cooperação Federativa, após o Plano de Ação apresentado pelo município ser aprovado pelo Ministério da Cultura.

Os recursos federais para Guaíra serão direcionados: Apoio a produções Audiovisuais no valor de R$ 199.583,40; Apoio a Salas de Cinema, R$ 45.638,00; Apoio à Capacitação, Formação e Qualificação no audiovisual, apoio a cineclubes e a festivais e mostras, R$ 22.915,89; Apoio às demais áreas da cultura que não são audiovisual, R$ 108.613,35.

"Mais um grande passo para a cultura de nossa cidade. O financiamento público através de recursos federais vai proporcionar o destaque e novas descobertas dos nossos talentos guairenses, promovendo o acesso à produção artística de qualidade", afirma o prefeito Junão.

“Vamos beneficiar os nossos artistas de Guaíra, valorizando, dando dignidade a todos. Agradeço ao prefeito Junão por estar sempre dando atenção à nossa cultura. A cidade de Guaíra terá o investimento de R$ 376.750,63, para artistas locais, audiovisual, apoio a salas de cinema, apoio em capacitação, formação e qualificação no audiovisual, apoio a cineclube e a festivais e mostras, apoio às demais áreas que não são do audiovisual, enfim. Isso é mais um desenvolvimento cultural para a nossa população, gerando a democratização do acesso a cultura e a formação de público”, reafirma Deise Garcia, chefe do Dep. de Cultura.

A próxima etapa do processo prevê a contratação de assessoria para implementação da política pública Lei Paulo Gustavo, que permite a aplicação de até 5% do recurso, para apoiar a gestão pública nas etapas de capacitação de artistas para as inscrições do proponente, análise da propostas, consultorias, e estudos técnicos, incluindo avaliações de impacto e resultados, entre outras ações que sustentam a transparência da operacionalização da Lei Paulo Gustavo do município, por meio da prestação de contas.