Cultura - Segunda-feira, 24 de Julho de 2023

ECAL 2023 se encerrou de forma emocionante e com avaliação positiva da comunidade

O ECAL foi organizado pela prefeitura, através do Departamento Municipal de Cultura, tendo como principal foco destacar a cultura e o talento local.

O 25º Encontro Cultural de Arte Livre foi encerrado no último domingo, 23, com uma avaliação positiva do público que compareceu ao recinto do evento, que foi cuidadosamente instalado ao lado da Casa de Cultura Professor João Augusto de Mello.

Desde o esquenta, realizado na quarta-feira, 19, que atraiu um grande público, os dias da programação oficial valorizaram o talento de artistas da cidade, principalmente das oficinas desenvolvidas pelo poder público municipal, através da Associação de Desenvolvimento de Guaíra Águas Correntes (AACOR).

O Café Cultural, primeira atividade realizada pelo ECAL no Museu Municipal "Maria Carolina Alves Lellis", contou com o lançamento do livro "Guairense, a cidade é de todos nós!", do autor Edivaldo Faria, servidor público municipal, que foi prestigiado por colegas de profissão, bem como pelo prefeito Antônio Manoel da Silva Júnior e a primeira-dama Marta Barbar da Silva.

A programação seguiu com teatro, dança, ballet clássico, cinema ao ar livre, exposição dos artesãos, workshop de artesanato infantil e apresentações de bandas e cantores guairenses, enriquecendo a programação. Pais, familiares e apreciadores dos movimentos culturais compareceram à Casa de Cultura e, acomodados em cadeiras que foram disponibilizadas, conferiram com emoção as apresentações em um teatro ao ar livre.

Neste ano, a grade de shows também foi diversificada. O Grupo Colorado presenteou o município com a apresentação do show "Jovem Guarda", com a Cia. Minaz, relembrando os grandes sucessos da música popular brasileira. O cantor gospel David Quinlan e a banda de rock Rosa de Saron levaram um grande público para o recinto do evento.

Ontem (23), o evento se encerrou com muita emoção e fé, com a presença de centenas de pessoas. “Foram dias emocionantes, reunindo artistas das mais varias formas de expressão de arte e cultura, que mostraram seus trabalhos e puderem ter seu destaque merece. Agradeço a cada um de vocês que batalhou diariamente para enriquecer a nossa cultura. Obrigado a todos do departamento de Cultura, à Deise e sua equipe, a todos da AACOR (Associação de Desenvolvimento Cultural de Guaíra Águas Correntes), aos servidores públicos, aos professores, artistas, artesãos, enfim, a cada um que ama esta cidade e quer vê-la crescer e se desenvolver a cada dia mais. Continuem contando com a nossa administração para juntos colocarmos Guaíra no destaque cultural de nossa região. Contem conosco para divulgarem seus projetos, para disseminarmos juntos estes atrativos culturais e turísticos de nosso município, porque juntos somos mais fortes”, disse o prefeito Junão.

Confira as fotos do último dia do ECAL 2023: