.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Considerada a espécie mais perigosa do país, o escorpião-amarelo se torna ainda mais ativo nestes meses
Guaíra em alerta contra escorpiões no período reprodutivo da espécie
Com a chegada de agosto e setembro, período de reprodução do escorpião-amarelo (Tityus serrulatus), a Prefeitura de Guaíra, por meio da Diretoria de Saúde e do Departamento Epidemiológico, reforça os alertas à população sobre o aumento no risco de acidentes. Considerada a espécie mais perigosa do país, o escorpião-amarelo se torna ainda mais ativo nestes meses, quando as fêmeas saem em busca de abrigo e aumentam a produção de veneno.
Segundo a Unidade de Controle de Vetores da Diretoria de Saúde de Guaíra, os casos de picadas costumam crescer significativamente neste período, com maior risco para crianças e idosos. "Esta é a época em que os acidentes se tornam mais frequentes e potencialmente graves. A prevenção dentro das casas é fundamental", explica Aparecida Donizete Silverio de Oliveira, a chefe da Unidade de Controle de Vetores.
Medidas preventivas
• Manter quintais limpos, sem acúmulo de entulho, folhas secas ou materiais de construção
• Vedar frestas em paredes, portas e janelas
• Instalar telas em ralos e manter pias e tanques fechados quando não em uso
• Sacudir roupas, calçados e toalhas antes do uso
• Usar equipamentos de proteção ao manusear materiais de construção ou jardim
Primeiros socorros
Em caso de picada, a orientação é lavar o local com água e sabão e procurar imediatamente a Santa Casa de Guaíra. "Nenhum método caseiro deve ser aplicado. O atendimento médico rápido é essencial, especialmente para crianças", alerta a Diretoria de Saúde.
A população pode obter mais informações e solicitar vistorias através do telefone da Unidade de Controle de Vetores, disponível nas unidades de saúde do município.
.
.
.
.