Agricultura - Sexta-feira, 07 de Julho de 2023

Comitiva guairense busca recursos, programas e capacitações em Brasília

Uma comitiva da Prefeitura de Guaíra composta pelo chefe do Departamento de Obras e Manutenção de Próprios Públicos, Paulo Brink, a Diretora de Agricultura, Elynês Antonelli, e o chefe do Departamento de Meio Ambiente, Estefane Leoncine Siqueira, esteve e

Comitiva guairense busca recursos, programas e capacitações em Brasília

Uma comitiva da Prefeitura de Guaíra composta pelo chefe do Departamento de Obras e Manutenção de Próprios Públicos, Paulo Brink, a Diretora de Agricultura, Elynês Antonelli, e a chefe do Departamento de Meio Ambiente, Estefane Leoncine Siqueira, esteve em Brasília esta semana com a missão de percorrer Ministérios e Secretarias com o intento de conseguir recursos, projetos e capacitações nos segmentos de saneamento básico e agricultura.

Durante a visita à capital, os representantes do município de Guaíra se reuniram com importantes autoridades, como Flávio Marcos Passos, Diretor do Departamento de Saneamento Rural e de Pequenos Municípios; Dogival de Oliveira Junior, coordenador geral do Departamento de Repasses e Finanças da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental; Clesivania Santos, do Departamento de Repasses e Finanças; e Luiz Zucchi, Assessor especial do ministro Paulo Teixeira da Pasta Federal do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

Uma das principais pautas discutidas durante essas reuniões teve o objetivo de captar recursos para projetos, obras e equipamentos que visem a dar a correta destinação aos resíduos sólidos, além de encontrar soluções para que o município possa enfrentar problemas com o descarte irregular de materiais, que ocorreu no passado e resultou em passivos ambientais significativos.
Outro tema abordado na comitiva foi o desenvolvimento agrário, com foco na busca de recursos e programas para atender os pequenos produtores do município.

A intenção é oferecer treinamento para os servidores públicos da Diretoria Municipal de Agricultura, a fim de realizar o CAF (Cadastro da Agricultura Familiar) de forma mais acessível aos produtores, contando com assistência e acompanhamento dos funcionários da pasta da Agricultura municipal.

Além disso, foram discutidas soluções para a implementação de projetos de Hortas Urbanas, aproveitando os terrenos não edificados pertencentes à Administração municipal de Guaíra. Essa iniciativa não apenas produziria alimentos, mas também evitaria gastos do recurso público com a limpeza desses terrenos. A ideia inclui a capacitação para todo o processo, desde o plantio até a venda dos alimentos produzidos nessas hortas.
Durante esta viagem produtiva, também foram tratadas questões relacionadas ao cumprimento do Marco Legal do Saneamento e do Plano Nacional dos Resíduos Sólidos, visando a economia circular e mudanças significativas na temática do saneamento básico.
A comitiva voltou para Guaíra com expectativas positivas, com a esperança de que as interações com autoridades em Brasília resultem ganhos efetivos para o desenvolvimento do município nas áreas de saneamento básico e agricultura.