Assuntos Jurídicos - Segunda-feira, 03 de Julho de 2023

Totem da Dalva Lellis flagra tráfico e drogas são apreendidas

Sistema de monitoramento se mostra eficaz e auxilia no combate a atividades criminosas

Totem da Dalva Lellis flagra tráfico e drogas são apreendidas

Totem da Dalva Lellis flagra tráfico e droga são apreendidas

Um total de 50 microtubos (ependorfs) com substância branca semelhante a cocaína foram apreendidos durante uma operação que ocorreu na noite de sábado, 1º de julho, por volta das 23h45. O centro de monitoramento da Guarda Civil Municipal de Guaíra, por meio do totem de vigilância localizado no cruzamento da Rua 40 com a Avenida 25 (Escola Dalva Lellis), capturou imagens de indivíduos envolvidos em comportamentos suspeitos. Uma pessoa foi vista entregando um pacote para outra, que então o escondeu em uma lixeira na Rua 40, entre as Avenidas 27 e 29.

Com isso, uma equipe da GCM deslocou-se rapidamente ao local e descobriu os 50 microtubos (ependorfs) contendo substância branca semelhate a cocaína. Todo o material apreendido e as imagens foram entregues à Polícia Civil para investigação, com o objetivo de identificar os responsáveis e tomar as medidas legais apropriadas.

Vale ressaltar que este é o mesmo totem que foi atacado na semana passada a paulada e fogo, embora sem sucesso. Esse incidente destaca a eficácia do sistema de monitoramento, pois tem demonstrado impactar no combate a atividades criminosas, especialmente o tráfico de drogas. Essa ocorrência confirma, ainda mais, a teoria de que o agressor, que tentou danificar o equipamento, provavelmente está envolvido em atividades ilícitas que foram prejudicadas pela vigilância do totem.

Também é importante enfatizar o trabalho exemplar realizado pela Guarda Civil Municipal. Os guardas atentos monitoram de perto as imagens capturadas pelos 25 totens espalhados pela cidade. Eles tomam medidas imediatas sempre que observam qualquer comportamento que possa levar a atividades criminosas ou colocar pessoas em risco, seja intervindo ou alertando imediatamente as demais autoridades policiais.

Os guardas que participaram desta operação de apreensão de drogas foram: Moraes, Ferreira, Leão e Lisboa.

“A GCM está comprometida em manter a segurança de nossa cidade e devemos reconhecer este trabalho prestimoso”, comentou o Prefeito Junão.

“Essa operação bem-sucedida serve vem mostra que a instalação dos totens foi uma medida acertada do Prefeito Junão. Ele entendeu a importância da tecnologia de vigilância e do papel crucial que ela desempenha na prevenção e investigação de atividades criminosas” ressalta comandante da GCM, Izaias.