Assuntos Jurídicos - Sexta-feira, 30 de Junho de 2023

Totem mostra sua eficiência em ataque frustrado

Totem mostra sua eficiência em ataque frustrado

Uma tentativa frustrada de danificar o totem de monitoramento, instalado em frente à Escola Dalva Lellis Garcia do Prado, ocorreu às 1h48 da sexta-feira, dia 30 de junho. Esse é mais um exemplo de como o sistema de vigilância em Guaíra é eficiente na prevenção e combate à criminalidade.

O indivíduo, encapuzado e portando um pedaço de madeira e uma garrafa pet com gasolina, não teve sucesso em seu intento de danificar o equipamento. Primeiramente, ele arremessou a madeira contra a proteção da câmera, na tentativa de danificá-la. Em seguida, lançou o combustível no equipamento e ateou fogo, uma ação que foi executada de forma rápida, porque em poucos minutos integrantes da Guarda Civil Municipal já estavam no local e constataram que nenhum dano havia sido causado.
 Ainda, uma equipe da GCM realizou buscas pela região, para encontrar o meliante responsável pelo atentado, porém, sem sucesso.

É importante destacar que o totem é fabricado justamente para suportar ataques desse tipo e, durante toda a ação, as câmeras continuaram registrando imagens que já foram encaminhadas às autoridades policiais para investigação do caso.
 A Guarda Municipal monitora as imagens dos totens 24 horas por dia, e assim pode agir de forma rápida e eficiente.

Segundo a Diretoria de Justiça do Município, setor ao qual a GCM é subordinada, o atentado contra o equipamento é uma prova que o monitoramento dá resultados, e certamente tem afetado as atividades criminosas do infrator.

“O sistema de vigilância implementado em Guaíra tem sido fundamental para garantir a segurança da população e combater a criminalidade. A Diretoria de Justiça ressalta a importância do investimento em tecnologias de monitoramento, uma vez que elas têm se mostrado eficazes na prevenção e elucidação de crimes” comentou o Prefeito Junão sobre o caso.