Educação - Sexta-feira, 23 de Junho de 2023

Ensino Fundamental de Guaíra inscreve alunos no programa Fluência Leitora

Ensino Fundamental de Guaíra inscreve alunos no programa Fluência Leitora

A Diretoria de Educação, Cultura e Esportes de Guaíra, com foco de sempre melhorar a qualidade do ensino ofertado na rede municipal, inscreveu os seus educandos do nível fundamental, no programa Fluência Leitora, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc), que abrange todos os estudantes no estado.

O objetivo é verificar o domínio de leitura e compreensão de texto escrito, de cada aluno, de forma individual. Com essa medida, será possível identificar as possíveis dificuldades no processo de alfabetização dos estudantes.

Para realizar essa avaliação, os professores utilizarão o aplicativo exclusivo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação) para gravar a leitura dos alunos por meio de celulares. Além disso, o aplicativo disponibilizará os cadernos de provas para impressão. Posteriormente, os áudios serão avaliados para fornecer um diagnóstico preciso do perfil de leitura dos estudantes. Esse processo poderá ser conduzido pela equipe pedagógica da escola.

“Essa ferramenta é extremamente útil para toda rede de educação fundamental, pois oferece ao sistema escolar diagnóstico personalizado. Com isso, é possível adaptar o plano de ensino para cada aluno, corrigir as falhas no processo de alfabetização e promover melhorias significativas na educação do município ", como relatou a chefe da Educação Fundamental, Simone Sampaio.

O programa Fluência Leitora tem como objetivo principal aperfeiçoar a prática pedagógica de professores e coordenadores, proporcionando uma avaliação eficiente e personalizada. Por meio dessa iniciativa, será possível fazer o acompanhamento individualizado do desenvolvimento da leitura e da compreensão de texto, permitindo que as equipes pedagógicas façam avaliações completas dos problemas educacionais e encontrem soluções eficazes para ajudar as crianças a obter o sucesso na primeira etapa da vida escolar..