Assuntos Jurídicos - Terça-feira, 20 de Junho de 2023

Prefeitura de instala totem de monitoramento na praça da Vila Aparecida

Prefeitura de instala totem de monitoramento na praça da Vila Aparecida

Após enfrentar transtornos causados por vândalos e ladrões, que danificaram fiação e furtaram o relógio marcador de energia, a Prefeitura de Guaíra instalou ontem, dia 19 de junho, o totem de monitoramento na praça da Vila Aparecida. O equipamento, muito esperado pela população do entorno, tem como objetivo coibir o consumo e tráfico de entorpecentes. O ponto é conhecido ponto de consumo e tráfico de entorpecentes.
O totem possui capacidade para monitorar a praça durante 24 horas por dia, permitindo que a Guarda Civil Municipal possa acionar a polícia rapidamente em caso de crimes ou infrações cometidas no local. As imagens capturadas pelo equipamento chegam diretamente ao CCO - Centro de Controle Operacional -, podendo ser utilizadas como prova em investigações ou processos, de acordo com a necessidade da Polícia e Justiça.
O totem possui uma câmera com alcance de 360° e cinco câmeras unidirecionais, todas de altíssima definição, o que possibilita a identificação precisa de detalhes de pessoas ou placas de veículos.

O equipamento conta ainda com um botão de emergência, que permite ao cidadão acionar diretamente os guardas municipais do CCO em situações de perigo.
Vale destacar que a privacidade das pessoas que frequentam a praça é garantida, sendo as imagens armazenadas e utilizadas somente para coibir ou esclarecer delitos. Com a instalação do totem, a Prefeitura espera evitar danos como furtos de fiações e outros equipamentos, que antes são comuns na praça da Vila de Nossa Senhora Aparecida.