Desenvolvimento Urbano - Sexta-feira, 16 de Junho de 2023

Censo 2022 apresenta dados preliminares

Guaíra tem 39.190 habitantes em 2010 (último Censo) eram 37.404

Os técnicos do IBGE/Regional Barretos estiveram nesta sexta-feira, dia 16 de junho, no plenário da Câmara Municipal de Guaíra para apresentar os dados preliminares do Censo 2022. O coordenador do IBGE regional/Barretos, Júlio César Moura, e os técnicos do IBGE, Jefferson Joel de Carvalho Junior e Thales Gonzaga Antonietti, esclareceram como ocorreu o Censo e apresentaram os números preliminares.

Os dados oficiais devem ser apresentados nacionalmente pelo IBGE no dia 28 de junho. Assim os números preliminares podem sofrer alteração, uma vez que cálculos estatísticos devem ser aplicados para contabilizar moradores de domicílios onde não foram possíveis as entrevistas.

De acordo com os dados apresentados, Guaíra tem hoje 39.190 habitantes, um aumento de 4,78% em relação ao último Censo em 2010, quando foram registrados 37.404 habitantes. Pelos dados do censo, o município possui 16.958 domicílios, sendo que 14.700 foram visitados pelos agentes do Censo. Apenas 38 domicílios, classificados como ocupados, constaram como fechados ou não visitados.

Pelos dados levantados pelo IBGE, Guaíra tem 1.563 domicílios vagos, sem moradores, e outros 695 de uso ocasional, como casas de festas ou ranchos para recreação.

A média de moradores por residência caiu de 3,12 em 2010 para 2,66 em 2022.

O IBGE utiliza ferramentas de cruzamentos de dados com outras instituições que têm informações sobre ocupação e imóveis, como Aneel (Agencia Nacional de Energia Elétrica), e com coleta de dados digitalizada, também rastreada por satélite é possível monitorar a qualidade do levantamento de dados. O Instituto alcançou a marca de 99,74% de domicílios de Guaíra com entrevistas realizadas.

O IBGE aponta como fatores para o aumento ou queda de crescimento demográfico, a baixa natalidade das mulheres e a saída dos jovens, que vão estudar ou trabalhar em outras cidades, principalmente grandes centros.

Os dados preliminares do Censo 2022 em Guaíra são importantes para a gestão municipal e para o planejamento de políticas públicas. A partir desses dados, é possível identificar as necessidades da população e planejar melhorias nas áreas de saúde, educação, saneamento básico, entre outras.

“A apresentação dos dados do Censo pelo IBGE evidencia a importância desse levantamento para o desenvolvimento de nossa cidade. O Censo é a forma mais completa de retratar a realidade da população, e os dados coletados são indispensáveis para a nossa gestão nortear o planejamento”, comentou o Prefeito Junão.