Assuntos Jurídicos - Terça-feira, 13 de Junho de 2023

Totem flagra cidadã dispensando lixo na saída da Cohab 2

Local é emblemático, onde constantemente são dispensados detritos de forma irregular, o que causa transtornos a população e gastos extras para o Município, com limpezas semanais

Na quarta-feira, dia 7 de junho, uma cidadã foi flagrada dispensando um saco de lixo em uma localidade, que já é conhecida por ser comum para este tipo de infração, ao final da Avenida José Flores, no bairro Cohab 2. Este fato foi registrado pelo totem de monitoramento em segurança instalado na avenida, dando assim a possibilidade da Prefeitura em autuar a autora da infração por descarte irregular de lixo. Essa cidadã flagrada foi autuada em R$ 171,30.

O problema do descarte de lixo em locais impróprios não é uma novidade em Guaíra. Todos os dias, muitos moradores desrespeitam o Código de Posturas do Município e poluem o meio ambiente urbano. O custo da limpeza destes locais é muito alto, além de causar desconforto para todos que moram ou que precisam trafegar pela região.

Naquela localidade, em décadas passadas, funcionou um lixão. No entanto, há cerca de 30 anos, a Prefeitura desativou aquele depósito precário e vem destinando corretamente o lixo doméstico em um aterro sanitário controlado, respeitando todas as regulamentações dos órgãos ambientais e sanitários.

Por outro lado, qualquer descarte irregular de lixo doméstico não se justifica, uma vez que o município mantém coletas regulares dos rejeitos.

MONITORAMENTO 24 HORAS

Com o uso dos totens de monitoramento em segurança, a Prefeitura agora tem a possibilidade de capturar  imagens que servirão, não apenas para autuações municipais, mas também para ajudar a Polícia e a Justiça na composição de provas em diversos crimes.

Os totens de monitoramento em segurança são equipados com câmeras capazes de registrar imagens em 360º graus e com qualidade excepcional. Isso permite identificar detalhes precisos, como por exemplo, a placa de um veículo a uma distância de centenas de metros, ou até mesmo mais de um quilômetro.

A Guarda Civil Municipal, que faz o acompanhamento, analisa mais imagens capturadas no monitoramento dos totens, no entanto o comando da corporação garante que a privacidade será sempre preservada. As imagens serão usadas apenas por autoridades com o objetivo de prevenir, coibir e esclarecer infrações e crimes.

Além desse flagrante, o monitoramento dos totens, recentemente, também capturou imagens de consumo de drogas nas imediações do parque Maracá e mais casos de descarte irregular de lixo na Avenida José Garcia Junqueira, Estrada da Mata.

O monitoramento é constituído em mais de 20 totens instalados em pontos estratégicos da cidade. A ideia é prevenir os delitos, seja antecipando ações criminosas ou estabelecendo autoria.