Obras - Quarta-feira, 07 de Junho de 2023

Prefeitura começa a recuperar o deque em frente ao Paço Municipal

Utilizando funcionários públicos de carreira, a Prefeitura espera economizar cerca de R$ 100 mil

A Prefeitura está realizando uma importante obra de recuperação do deque no Lago Maracá, em frente ao Paço Municipal. O conserto é uma reivindicação antiga da população, especialmente das pessoas que usam o jirau para sua diversão com a tradicional pescaria.

A plataforma de madeira vem de anos com muitas tábuas danificadas e buracos, o que causava risco à integridade dos pescadores e outras pessoas que passeiam pelo local, que é um verdadeiro cartão postal de Guaíra e cenário de muitas fotos, sejam simples selfies ou mesmo cliques profissionais para books e álbuns de casamentos, aniversários e etc.

A reforma consiste em reforçar as longarinas de sustentação do deque e substituir as tábuas danificadas. A tarefa é complexa, uma vez que a plataforma está sobre a lâmina de água do lago.

Para executar essa obra, a Prefeitura está contando com uma equipe de funcionários de carreira, o que proporcionou uma economia aproximada de R$ 100 mil. A Diretoria de Obras e Serviços Urbanos optou por utilizar os funcionários do quadro efetivo e, assim, economizar com a mão de obra, primando pela economia e mais transparência nas obras públicas. “Não iniciamos o serviço antes porque tivemos que realizar três processos licitatórios para que no terceiro houvesse sucesso na aquisição das madeiras para o trabalho”, explica o diretor de obras José Milton Vilela.

CRIATIVIDADE

Como se trata de uma ação no lago, funcionários da Prefeitura tiveram que usar da criatividade e construíram uma jangada para o serviço. O chefe da Seção de Parques Jardins, André Luiz de Oliveira, trabalha sob o jirau, onde estão sendo fixadas novas peças de madeira para dar sustentação às antigas.

“É uma mão de obra de trabalhadores comprometidos com a qualidade e a eficiência do serviço. Temos que valorizar os servidores de carreira e aproveitar a experiência que eles têm para resolver problemas como o deste deque, que há anos a população reclamava. Foi precisão aguardar pelos processos licitatórios para que desse certo a compra das madeiras, correndo tudo dentro da legalidade e transparência, assim como prioriza a nossa gestão”, ressalta o Prefeito Junão.

A Prefeitura investiu pouco mais de R$ 20 mil no material necessário para trocar as tábuas e, acredita que ele será suficiente para fazer o deque em frente ao Paço Municipal. Além disso, deve sobrar madeira para iniciar a reconstrução de outras estruturas, os deques do outro lado da lagoa, onde antes ficava instalada a bomba da fonte luminosa e também na ilha.

Uma obra em andamento que é uma demonstração do compromisso da atual Gestão com a preservação dos espaços públicos e com a qualidade de vida dos moradores da cidade.

A recuperação do deque irá garantir um espaço agradável e seguro para a população desfrutar das belezas do Parque Maracá.