Educação - Quarta-feira, 31 de Maio de 2023

Prefeitura de Guaíra inicia Escola de Tempo Integral em suas EMEFs

No último dia 10 de maio, teve início o Programa Escola de Tempo Integral nas EMEFs do município guairense, com o objetivo de potencializar a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural.

Estão sendo atendidos 39% dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Guaíra, o que equivale a 243 alunos, com transporte escolar para quem necessita e alimentação para todos.

Os alunos do período da manhã ficam nas escolas das 07h às 11h55m (tempo regular) e das                           12h40 às 14h30m (tempo integral). Já os da tarde fazem o tempo integral das 10h às 11h50, antes das aulas regulares, das 12h40  às 17h35m. “Com a escola de tempo integral podemos oferecer uma melhor convivência social, melhor rendimento para o aluno, mais contato com a cultura pedagógica o que resulta em uma tranquilidade aos pais”, relatou a Chefe do Ensino Fundamental, Simone Sampaio.

Na carga horária diária excedente (2 horas/aula) estão sendo desenvolvidas as aulas de xadrez tradicional, leitura/produção textual e arte corporal/jogos, com fornecimento de material impresso apostilado. Os professores passaram por capacitação para o programa. “Nesta nova ação da rede municipal de ensino, temos como meta ampliar e articular diferentes experiências educativas, sociais, culturais e esportivas de nossos alunos, aumentando o período dentro da escola de uma maneira mais dinâmica e atrativa para as crianças”, afirmou a diretora Municipal de Educação, Maria Angélica Rebello da Silva.

O prefeito Junão comentou sobre as melhorias do setor educacional de Guaíra. “Este Programa vem para somar e melhorar a educação das nossas crianças. E a Diretoria de Educação está fazendo isso de uma forma mais chamativa, para que as crianças mantenham a vontade e alegria de aprender ainda mais com os nossos professores”, disse.

EMEF VERA LÚCIA VITALI - atendidos 42% dos alunos da escola (93 estudantes) divididos em três salas de aula em cada período.

EMEF PADRE MÁRIO LANO - 35% dos alunos (60 crianças), em duas salas de aula em cada período.

EMEF VICENCINA AP.V. MORSOLETO - 53,5% (60 estudantes), em duas salas de aula em cada período.

EMEF FRANCISCO GOMES DE SOUZA - 25,7% dos alunos (30 alunos), em uma sala de aula em cada período.