Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 25 de Maio de 2023

Defesa Civil Municipal monitora pontos de evacuação de hidrelétrica

Membros da Defesa Civil do Município realizaram uma visita aos pontos de encontro previstos para a retirada de pessoal em caso rompimento das represas hidrelétricas do Rio Grande.

Defesa Civil Municipal monitora pontos de evacuação de hidrelétrica

Membros da Defesa Civil do Município, comandante da GCM, Izaias e guarda Braga, além do Chefe de Vigilância em Saúde, Wilker Gléria, realizaram uma visita na última terça-feira, dia 23, aos pontos de encontro previstos no Plano de Ação de Emergências para a retirada de pessoal de locais de risco e de difícil acesso em caso de um sinistro de rompimento das represas hidrelétricas do Rio Grande.

A visita teve enfoque na Hidrelétrica de Porto Colômbia, a qual está situada na divisa dos municípios de Guaíra, do lado paulista, e Planura em Minas Gerais, a represa aos fundos do bairro rural do Guaritá.

O objetivo da visita foi avaliar as condições geográficas dos locais e detectar possíveis dificuldades de acesso em caso de rompimento da barragem.

Esta ação é parte dos procedimentos para a elaboração do PLANCON (Plano de Contingência) do município, que tem como intento futuro a sinalização dos pontos de encontro para evacuação de pessoas e animais.

O próximo passo será a constituição de um grupo de trabalho para a elaboração do plano, que contará com a capacitação online dos integrantes da Guarda Municipal,  da Vigilância em Saúde entre outros que compõem a Defesa Civil.

Essa medida é de extrema importância para a prevenção e segurança da população que reside em áreas próximas às represas hidrelétricas. A Defesa Civil do Município pede que a população também esteja sempre atenta aos alertas e informações sobre possíveis riscos e medidas de segurança.