Educação - Terça-feira, 02 de Maio de 2023

Guaíra é primeiro município paulista a aderir Programa Recicle Bem nas escolas municipais

Pensando na inovação e avanço sustentável e tecnológico da educação guairense, a prefeitura do Município de Guaíra lançou hoje, 2 de maio, o Projeto Recicle Bem em todas as suas unidades escolares municipais.

O lançamento ocorreu na EMEF Vera Vitali e contou com a presença do prefeito Junão, da primeira-dama Marta Barbar, do vice-prefeito José Carlos Soares, do presidente da Câmara Stefânio Staffuzza e seu co-vereador Rafael e do vereador Renan Lelis Lopes (autor da indicação do projeto para a cidade), além de toda a equipe da diretoria municipal de Educação, como a diretora Maria Angélica Rebello da Silva e as chefes dos setores de ensino fundamental e educação infantil: Simone Sampaio, Lívea Garcia e Naiara Borgheti e suas diretoras.

Guaíra é o primeiro município do Estado de São Paulo a implantar o Programa Recicle Bem, Faça o Bem, em suas unidades educacionais (EMEFs, CEMEIs e CEIs), com o objetivo de desenvolver projetos educacionais ligados à área de sustentabilidade e educação ambiental, onde visa conscientizar e estimular a reciclagem e separação correta do lixo gerando uma espécie de “troca”: embalagens recicláveis, depositadas em uma máquina (Ecoponto Digital) localizada dentro de cada unidade, trocadas por brindes totalmente sustentáveis.

PROGRAMA RECICLE BEM

Foram disponibilizadas aos estudantes as cartilhas educativas do programa, ecobags, chaveiro de aproximação QR CODE com código individualizado do aluno, aplicativo e plataforma de controle.

Para incentivar ainda mais os alunos a participarem do programa, é disponibilizado o aplicativo para que possam acompanhar a quantidade de embalagens depositadas nos Ecopontos Digitais. Cada embalagem vale um ponto, quanto mais embalagens os alunos depositam no ecoponto, mais pontos são gerados e acumulados, estes pontos podem ser trocados dentro do aplicativo por brindes fabricados com materiais recicláveis.

Também é disponibilizado acesso a uma plataforma na qual os diretores/coordenadores acompanham a quantidade de recicláveis depositadas nos equipamentos por escola e por aluno. A Diretoria de Educação pretende realizar gincanas, entre outras ações, como forma de incentivar o programa na rede.