Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 27 de Abril de 2023

Zoológico recebe ação ambiental de plantio de árvores nativas

Na terça-feira, dia 25, o Zoológico Municipal Joaquim Garcia Franco recebeu uma grande ação de plantio de árvores nativas, pertencentes aos biomas: Cerrado e Mata Atlântica. A iniciativa contou com a participação de alunos do 4º ano C, da EMEF Vera Vitali, sob orientação da professora Andrea.

As mudas de árvores foram doadas pela Eletrobras Furnas, em cumprimento ao Programa de Educação Ambiental da Usina Hidrelétrica de Porto Colômbia. A plantação foi acompanhada por dois funcionários de Furnas e também pela responsável pelo programa de educação ambiental da hidrelétrica.

A escolha do zoológico como local para o plantio foi estratégica, pois em breve haverá a retirada de árvores exóticas, doentes e secas, tornando necessário o plantio de árvores adequadas e pertencentes ao bioma da nossa região. Além disso, as espécies escolhidas também servirão de alimento para aves e primatas de vida livre que habitam o zoo.

Este tipo de ação é de extrema importância para a educação ambiental das crianças, que são fundamentais na formação de cidadãos responsáveis e comprometidos com a causa ambiental. O plantio de mudas de árvores pelos alunos é especialmente relevante, porque os torna parte do processo como atores capazes de gerar mudanças significativas por onde passam.

“A iniciativa demonstra como a conscientização ambiental pode ser inserida no cotidiano, incentivando a preservação e conservação da natureza em áreas urbanas. Que outras iniciativas como essa possam ser promovidas e conscientizem mais pessoas sobre a importância da preservação ambiental em nossa sociedade”, enfatiza a chefe de Meio Ambiente do Município, Estefane Leoncini Siqueira.