Obras - Sexta-feira, 14 de Abril de 2023

Prefeitura e DEAGUA buscam obras necessárias para resolver problema de falta d’água na região do bairro Tonico Garcia

Já está em andamento o projeto de um reservatório elevado de 250 mil litros e o documentos para reservatório de 1 milhão de litros (obra começada em 2019 e inacabada) tiveram que ser, todos, enviados novamente

Um Edital publicado no Diário Oficial, dia 13 de abril, busca contratação de profissional especializado para desenvolver projeto de engenharia para construção de reservatório elevado de 250 mil litros na área do Poço “Alcineu Eleodoro”, no bairro Tonico Garcia.

O motivo de contratar engenheiro, fora dos quadros da Prefeitura e do DEAGUA é que, por se tratar de uma caixa elevatória destinada ao consumo humano e abastecimento urbano, exige-se um projeto muito específico e especializado. Assim, para que não ocorra problemas na execução, o que pode paralisar a obra por anos, como já ocorreu no passado (2019), o DEAGUA optou por fazer o procedimento correto, para fazer uma vez só, que no fim acaba saindo mais barato e mais rápido. E, o mais importante, solucionar um problema de falta de água que aflige a população daquela região há muito anos.

O Aviso de Cotação publicado no Diário descreve de forma clara que a contratação é para elaboração do projeto estrutural, bem como projeto executivo e planilha de custos. Ou seja, além de um traçado da obra física,  o projeto será um norteador do cumprimento do convênio com Governo Federal, uma vez que este reservatório terá como financiamento R$ 500 mil, de um recurso recuperado pela atual administração junto à Funasa - Fundação Nacional de Saúde.

“Fazer o correto e fazer bem feito custa mais barato e demora menos que tentar fazer rápido para tirar foto e fazer campanha”, lembra o Diretor do Deagua, José Mauro Caputi Júnior (Juninho Caputi).

RESERVATÓRIO ELEVADO E RESERVATÓRIO APOIADO

O anúncio da construção de um Reservatório Elevado pode confundir a população, que não conhece os termos técnicos da engenharia e saneamento básico.

No entanto, para esclarecer, este não é aquele reservatório cuja obra da base foi iniciada em 2019 e a administração do Prefeito Junão pegou inacabado. Aquele se trata de um Reservatório Apoiado, cuja finalidade é somente reservar (guardar) a água.

Este reservatório, com obras paradas desde 2019, tem a capacidade para 1 milhão de litros e tem como fonte de financiamento uma emenda parlamentar da esfera estadual de governo, cujos valores remanescentes somam R$ 700 mil.

Nesse caso, com a mudança do governo do Estado de São Paulo, o Deagua teve que enviar, novamente, os documentos atinentes ao convênio. Porém, de acordo com a autarquia, o Estado fez aceno positivo e provavelmente o convênio deve ser liberado a partir do mês de maio.

RESOLVENDO O PROBLEMA

Para solucionar o problema de falta de pressão e de água na região do bairro Tonico Garcia, sendo a população atendida pelo complexo do poço profundo Alcineu Eleodoro é necessário que o parque de distribuição de água tenha todos seus equipamentos básicos: poço profundo, reservatório apoiado e reservatório elevado.

A água sai do poço, abastece o reservatório apoiado e é  bombeada para o reservatório elevado que faz o controle da pressão na rede. À noite, quando o consumo é menor, a tendência é que o reservatório apoiado fique completamente cheio, volume que somado ao bombeado durante o período diurno abastece os usuários nos momentos de maior consumo, durante o dia. “Um dos compromissos da minha administração é resolver o problema de falta de água, que os guairenses da região do Tonico Garcia, Aniceto e outros bairros do entorno sofrem há muitos anos. Por isso temos que fazer as obras com planejamento, para que funcionem de verdade, que resolvam o problema para a população”, assevera o Prefeito Junão.

LEGENDA DA FOTO: Circulo menor: local onde será construído novo Reservatório Elevado de 250 mil litros; círculo maior: base do Reservatório Apoiado de 1 milhão de litros, a ser construído com recursos remanescentes de emenda parlamentar do Estado