Administração - Quarta-feira, 12 de Abril de 2023

VÍDEO: Prefeitura de Guaíra colocará vigilância nas escolas do município

VÍDEO: Prefeitura de Guaíra colocará vigilância nas escolas do município

Com o atual cenário do país, em que ataques e violências nas escolas têm gerado pânico entre as famílias, a prefeitura de Guaíra, em mais uma de suas ações, pretende implantar neste momento preocupante a vigilância 24h nas unidades escolares do município.

O anúncio foi feito pelo prefeito Junão, na manhã de hoje, 12 de abril, após se reunir com sua equipe e também receber o apoio do presidente da Câmara, Stefânio Staffuzza, que esteve no gabinete conversando com o chefe do Executivo.

De acordo com Junão, a diretoria municipal de Educação ficará responsável pela contratação, através de processo licitatório, de uma empresa com a intenção de fornecer profissionais da segurança para as unidades, mantendo a vigilância durante e após o período de aulas.

“Esta é uma forma de atuarmos neste momento, para oferecer maior segurança para as crianças, jovens e aos pais e responsáveis. Mas peço também o apoio da família neste momento, para que conversem com seus filhos, olhem suas mochilas e os levem até a escola”, afirma o prefeito Junão.

Prefeito se reuniu com o presidente da Câmara para falar sobre as medidas tomadas pela prefeitura

OUTRAS MEDIDAS

Desde o atentado à escola em Santa Catarina, na última quinta-feira, 06 de abril, a Guarda Civil Municipal intensificou o patrulhamento escolar, com presença dos guardas nas unidades durante entrada e saída dos alunos e também durante o período de aulas, conversando e orientando os diretores, coordenadores, professores, funcionários e os próprios estudantes. “Nossa intenção é nos aproximarmos das crianças, repassarmos essa segurança para elas e também para os adultos, demonstrando que a GCM está presente na cidade, nas unidades e está preocupada com o cotidiano guairense”, diz o comandante da GCM, Reginaldo Izaias.

Além disso, a Diretoria Municipal de Educação se reuniu com a Polícia Militar e Guarda para definir um plano de trabalho, com objetivo de aumentar a segurança nas escolas municipais, estaduais e particulares. Foi solicitado que as escolas comuniquem imediatamente as forças policiais, caso notem qualquer pessoa em atitude suspeita nas proximidades. Além disso, a Educação já está agendando palestras envolvendo o assunto: Segurança Escolar, com professores e familiares. Colóquios que serão ministrados por policiais, com intuito de orientar todos acerca de atitudes que podem mitigar riscos à segurança da comunidade escolar.

TOTENS NAS ESCOLAS

O município de Guaíra, antes mesmo do ocorrido em Santa Catarina, já vinha no processo de instalação de um avançado sistema de monitoramento de segurança por imagens, com totens instalados por toda a cidade. Equipamentos, que contam com câmeras de altíssima definição, com a central de operações gerida pela GCM. Algumas escolas já recebem este monitoramento, e outros equipamentos aguardam processo de homologação da CPFL para entrar em funcionamento. Sistema que tem, entre seus objetivos, monitorar 24 horas por dia diversos pontos estratégicos, dentre estes as escolas.

A diretoria municipal de educação também está em processo para aquisição de monitoramento interno de toda a rede.