Obras - Terça-feira, 11 de Abril de 2023

DEAGUA corre atrás de solução para refluxo do esgoto no Vivendas

Problema de refluxo de dejetos na rede de esgoto do Bairro Vivendas é antigo e solução definitiva deve custar cerca de R$ 5 milhões

DEAGUA corre atrás de solução para refluxo do esgoto no Vivendas

O problema de refluxo do esgoto na rede do bairro Vivendas do Bom Jardim é antigo, complexo e caro para resolver. A rede que termina na lagoa do Cepar tem 4 km de extensão, começando no bairro Nobre Ville, passando pelo Portal do Lago, Eldorado, Nadia, Centro e Vivendas.

Uma boa parte da rede foi construída há cerca de 50 anos, trecho do centro da cidade e, atualmente, com o crescimento geográfico de Guaíra, a bitola dos dutos não suporta o volume de dejetos, especialmente quando chove, a água da chuva é despejado, de forma irregular na rede, o que faz com que o esgoto vaze pelos pontos de inspeção (bueiros) na região mais baixa por onde a rede passa, neste caso no bairro Vivendas do Bom Jardim.

O diretor do DEAGUA (Departamento de Esgoto e Água de Guaíra), José Mauro Caputi Junior (Juninho Caputi) informou que a autarquia está se empenhando para solucionar esse problema, que se arrasta há décadas. Recentemente, uma equipe do DAEE - Departamento de Águas e Energia Elétrica (órgão estadual) - esteve em Guaíra fazendo estudos e medições no trecho problemático e o departamento estadual se comprometeu em intermediar recursos estaduais para a troca da tubulação, obra orçada em mais de R$ 5 milhões.

Como se trata de um problema crônico e que muito afeta os moradores daquela região, o Prefeito Junão está buscando recursos em outras frentes e já entregou esta demanda para o deputado federal Baleia Rossi, na tentativa de conseguir financiamento para solucionar este problema de saneamento básico. No entanto, de acordo com o diretor do DEAGUA, se o município não conseguir os recursos, até o final deste ano para a obra completa, na alçada estadual ou federal, o departamento de água deve utilizar recursos próprios para executar parte, para pelo menos acabar com o refluxo do esgoto.

“Este é um problema complexo, mas que o governo do Junão vem para resolver. Com recurso do estado, federal ou próprio, vamos resolver este problema até o ano que vem”, afirmou Juninho Caputi.

“Temos que acabar com esta situação. É uma obra cara, uma situação muito complexa, mas nós não vamos fugir da responsabilidade, a população merece e é obrigação da administração pública resolver este problema que se arrasta há décadas, mas nós vamos resolver”, assegurou o Prefeito Junão.