Educação - Segunda-feira, 10 de Abril de 2023

Guaíra elabora plano de trabalho pela segurança na rede de educação no município

Agentes da GCM, PMe Diretoria Municipal de Educação se reuniram para o direcionamento com objetivo de aumentar a segurança nas escolas

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e servidores da Diretoria Municipal de Educação se reuniram na sede da Educação Municipal, na manhã de segunda-feira, dia 10 de abril, para o direcionamento de um plano de trabalho com objetivo de aumentar a segurança nas escolas municipais, estaduais e particulares.  Esta ação foi motivada pela tragédia em Blumenau, Santa Catarina, que deixou pais de alunos pequenos apreensivos em todo o Brasil.

É importante ressaltar que a GCM já fazia o trabalho de ronda pelas imediações das escolas e, também mantinha viaturas e pessoal nas entradas e saídas, especialmente nas escolas municipais.

Por outro lado, o município de Guaíra, antes mesmo do ocorrido em Santa Catarina, já vinha no processo de instalação de um avançado sistema de monitoramento de segurança por imagens, com totens instalados por toda a cidade. Equipamentos, que contam com câmeras de altíssima definição, com a central de operações gerida pela GCM, integrada com a PM. Algumas escolas já recebem este monitoramento, e outros equipamentos aguardam processo de homologação da CPFL para entrar em funcionamento. Sistema que tem, entre seus objetivos, monitorar 24 horas por dia diversos pontos estratégicos, dentre estes as escolas.

Já na semana passada agentes da Guarda Municipal orientaram professores e demais servidores das unidades escolares sobre medidas de segurança. Medidas que já são adotadas e estão sendo reforçadas. Também, o trabalho de ronda nas entradas e saídas das escolas estaduais, municipais e particulares foi intensificado.

Da mesma forma, a Guarda Municipal e as Polícias Estaduais (Civil e PM) solicitaram à comunidade escolar, que comuniquem imediatamente as forças policiais, caso notem qualquer pessoa em atitude suspeita nas proximidades das escolas.

A chefe do Ensino Fundamental da Rede Municipal, Simone Sampaio ressalta que todas as medidas estão sendo tomadas com o objetivo de garantir a segurança aos alunos e a tranquilidade para os familiares.

A Diretoria de Educação já está agendando palestras envolvendo o assunto: Segurança Escolar, com professores e familiares. Colóquios que serão ministrados por policiais, com intuito de orientar todos acerca de atitudes que podem mitigar riscos à segurança da comunidade escolar.