Saúde - Quarta-feira, 22 de Março de 2023

Saúde alerta sobre baixa adesão a exames preventivos do câncer de colo de útero

A coleta do exame preventivo (papanicolau) com horário estendido das 16h às 19h, ocorre nos dias 27, 28 e 29 de março.

Saúde alerta sobre baixa adesão a exames preventivos do câncer de colo de útero

Aproveitando as comemorações do mês da Mulher,  “Guaíra Delas - Mulheres em Foco 2023”, a Prefeitura de Guaíra, numa ação da Diretoria Municipal de Saúde, vai reforçar a prevenção às doenças que mais acometem o público feminino.  No entanto, a baixa adesão à ação de incentivo aos preventivos e de combate ao câncer de colo de útero está preocupando o pessoal do setor.

As inscrições para os exames preventivos ao papanicolau, em horário estendido, das 16h às 19h, já começaram e poucas mulheres procuraram as USF para participar. O objetivo de estender o horário de atendimento vem justamente, para assistir à densa maioria das mulheres que trabalha. No entanto, as que tiverem disponibilidade podem procurar a unidade no horário regular de funcionamento.

Além dos exames serão disponibilizadas as palestras de orientação sobre saúde da mulher e nova Lei de Laqueadura

O mês de março é “Lilás” (mês de conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero) e “Amarelo” (conscientização e combate à endometriose) e a Prefeitura, dentro das atividades do “Guaíra Delas - Mulheres em Foco 2023” está com uma programação mais intensa de prevenção e orientação no que tange a saúde da mulher.

Os exames serão coletados pelas equipes da Atenção Básica em Saúde e as mulheres interessadas já devem procurar a USF, de sua referência, para fazer o agendamento do exame.